Febre amarela: número de mortes causadas pela doença sobe para três em SP

Publicado em domingo, janeiro 26, 2025 · Comentar 


A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo registrou três mortes por febre amarela nos primeiros 24 dias deste ano. No total, sete pessoas foram infectadas este ano no estado. Desses, quatro possuem como local provável de infecção Socorro, um em Tuiuti – região de Campinas – e outro em Joanópolis; o sétimo caso está em investigação.

No ano passado, foram registrados dois casos humanos de febre amarela no estado de São Paulo: um autóctone e outro importado, que resultou em morte.

A vacina contra a febre amarela integra o calendário de vacinação e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Estado. A conscientização da população sobre a importância da imunização de rotina é uma medida essencial para prevenir casos graves e proteger a saúde.

Desde 2020, o Ministério da Saúde (MS) atualizou a recomendação de vacinação contra doença da seguinte forma:

  • Para crianças menores de 5 anos de idade são duas doses, a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos.
  • Para crianças a partir dos 5 anos, a vacina é dose única.

Em nota, a pasta ressalta que as ações de vigilância em saúde e vacinação nas regiões foram intensificadas, reforçando a importância e conscientizando sobre a imunização de rotina, não apenas em momento epidêmico, para evitar casos mais graves.

Comentários