A prefeita de Guarabira-PB, Léa Toscano (União Brasil), fez história nesta quarta-feira, primeiro de janeiro de 2025, ao se tornar a segunda agente política da história da cidade a ser empossada para o terceiro mandato como prefeita do município. Léa iguala o feito do seu esposo, Zenóbio Toscano (falecido em 14 de junho de 2020), o primeiro a administrar Guarabira por três mandatos.
Antes da posse, Léa e o vice-prefeito Raimundo Macêdo, participaram de um momento de fé, na Catedral de Nossa Senhora da Luz, quando foi celebrada missa em Ação de Graça, pelo bispo diocesano, Dom Aldemiro Sena.
Léa foi empossada pela Câmara Municipal para um manda de quatro (2025/2028). Na mesma solenidade foi empossado para o cargo de vice-prefeito, o ex-presidente da Câmara, Raimundo Macêdo. A sessão de posse foi comandada pelo novo presidente da Câmara, o vereador Júnior Ferreira
Nas eleições de 6 de outubro de 2024, Léa Toscano obteve 18.059 votos, (52,16% dos votos válidos), derrotando o ex-deputado Raniery Paulino (REPUBLICANOS), que apurou 16.566 votos, (47,84% dos votos).
No discurso de posse, a prefeita lembrou sua trajetória política, que começou como auxiliar do seu esposo, o então prefeito Zenóbio, que ganhou a primeira eleição em 1988. Com mais de 40 anos dedicados à vida pública, Léa quebrou tabu ao ser a primeira mulher a ser eleita e reeleita prefeita da cidade.
Emocionada, disse que Zenóbio não foi somente seu esposo, mas o amor de sua vida, um parceiro de sonhos, um professor que lhe ensinou muito na vida. Citou os nomes dos filhos Vanina, Tiago, Daniela e Camila Toscano, frutos da família constituída com Zenóbio, com quem dividiu a vida por 50 anos de convivência. Fez um agradecimento público à deputada Camila Toscano, única da família a seguir os passos dos pais na política, reconhecendo o seu papel na campanha vitoriosa.
“Permita-me, nesse momento especial, dirigir um agradecimento ao meu companheiro de vida, Zenóbio Toscano, meu amor. Zenóbio não foi apenas meu esposo, ele foi meu professor, meu parceiro de sonhos e de luta. Ele me ensinou que o verdadeiro sentido da política está na humanidade. Agradeço também a minha filha, Camila. Muito obrigado por não soltar a minha mão em nenhum momento”, destacou a prefeita.
Léa agradeceu a cada guarabirense que confiou o voto e assegurou que fará uma gestão humanizada, voltada para os interesses dos mais necessitados, e afirmou que tratará com zelo os recursos públicos.
“Essa vitória não é minha, é nossa. Ela pertence ao povo de Guarabira, que merece sempre o melhor. Esta será uma gestão marcada pela proximidade, pelo diálogo, pela eficiência e, acima de tudo, pelo amor à Guarabira.
Falando para os representantes do povo, eleitos para a Câmara de Vereadores, a prefeita disse esperar contar com dos homens e mulheres escolhidos pelo voto livre e independente, a responsabilidade de discutir com grandeza de espírito público os projetos que impactam a vida dos guarabirenses, que serão encaminhados pelo executivo ao longo da gestão.
Por fim, Léa ofereceu o momento vivido ao amor de sua vida, Zenóbio Toscano, e que para ele e por ele buscará fazer a maior gestão de sua vida.
O vice-prefeito Raimundo Macêdo, em seu discurso, lembrou de sua lealdade a Zenóbio Toscano, com quem conviveu por décadas, ressaltando que muitos que estão hoje na política entraram pelas mãos de Zenóbio, inclusive o próprio Raimundo.
Eleito duas vezes o vereador mais votado de Guarabira, Raimundo chega ao cargo de vice-prefeito, prometendo trabalhar muito pela cidade e zona rural, buscando transformar para melhor a vida das pessoas.
Redação/Portal 25 Horas