Até 31 de outubro de 2024, o Corpo de Bombeiros da Paraíba atendeu a 2.356 ocorrências de incêndios florestais e queimadas, um número alarmante que coloca o Estado entre os mais afetados pelas queimadas no Brasil. Esse total foi registrado durante o período crítico, que vai de agosto a dezembro, conforme o levantamento divulgado no Procedimento 001.2024.086110, instaurado pelo Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAO) do Ministério Público da Paraíba (MPPB).
A situação tem gerado a atuação de diversas autoridades ambientais, que já encaminharam dados e informações sobre as ocorrências para ações de combate e prevenção. Em 2023, a área queimada na Paraíba atingiu 516 mil hectares, com destaque para o Sertão, região mais afetada. Nos últimos 10 anos, a área queimada no Estado aumentou mais de 26%, e em 2023 o crescimento na perda de vegetação foi de mais de 100%, especialmente no bioma da caatinga.
O aumento no número de queimadas em 2024, que já supera o número registrado em 2022, impulsionou a instauração de um procedimento de acompanhamento para garantir a responsabilização dos envolvidos e intensificar as políticas de prevenção. O CAO do MPPB tem trabalhado junto aos órgãos competentes para realizar investigações e tomar providências legais sobre os casos, incluindo a apuração de queimadas ilegais.
A matéria completa você confere AQUI
Redação com MPPB