A operação Polícia Civil Recupera foi lançada, na manhã desta terça-feira (17), pelo Governo do Estado em conjunto com as forças de segurança da Paraíba no Auditório da Cidade da Polícia. A ação consiste na investigação para identificar autores de roubos de telefones celulares e compradores destes aparelhos, além disso, os itens roubados serão localizados através de código.
O delegado geral da Polícia Civil da Paraíba, André Rabelo, explicou que a população, ao ser roubada, agora pode procurar os órgãos competentes para registrar o Boletim de Ocorrência e, de imediato, o aparelho será localizado pelos agentes através do IMEI. Segundo Rabelo, na Paraíba já foram recuperados 300 smartphones.
“Após a vítima perder, ter o celular subtraído, ela registra um Boletim de Ocorrência e consigna o IMEI. Consignando o IMEI, nós conseguimos rastrear esses aparelhos através da inteligência, resultando agora em mais de 300 aparelhos apreendidos em uma só operação”, disse André.
O governador João Azevêdo esteve presente na solenidade de lançamento da operação e avaliou a ação como um recurso para desestimular a prática criminosa. “É um sistema desenvolvido aqui pelo nosso Estado, pela Secretaria de Segurança, envolvendo o secretário de Administração, envolvendo a Polícia Civil, toda a parte de tecnologia, para que a gente possa efetivamente diminuir e desestimular essa prática que infelizmente acontece”, frisou o gestor.
Redação/MaisPB