O MEC divulgou a relação dos municípios do Brasil que pontuaram no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024, premiação que certifica os municípios que evoluíram no processo de alfabetização das crianças e jovens, conforme publicou o ExpressoPB.net na última sexta-feira (06).
O município de Marí ficou de fora do Selo, mas não foi falta de alerta, pelo menos dos órgãos de fiscalização da gestão pública.
Um documento do TCE, ao qual o ExpressoPB.net teve acesso, o órgão de contas alertou em outubro desde ano a gestão municipal de Marí sobre os riscos que estava incorrendo podendo comprometer os resultados do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, mesmo assim a gestão local ignorou o alerta (01704/24).
Ainda segundo o documento, o nível de alfabetização de alunos nas escolas da rede municipal estava abaixo de 50%, cabendo ao município envidar esforços para elevar o percentual.
A educação de Marí, ao não alcançar os índices mínimos de alfabetização dos alunos de sua rede, destoa de municípios da redondeza, a exemplo de Sapé e Gurinhém que venceram o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024 na categoria OURO e Caldas Brandão na categoria Bronze.
Redação/ExpressoPB