Craques Hulk e Tiquinho Soares coincidem trajetórias até alcançar sonho de disputar final da Libertadores neste sábado

Publicado em sábado, novembro 30, 2024 · Comentar 


Dois craques, muitas semelhanças na carreira, um sonho e apenas um voltará campeão. O jogo mais importante da América no ano de 2024. Quando Botafogo (RJ) e Atlético (MG)entrarem em campo neste sábado, às 17h, no Monumental de Núñez em Buenos Aires para a grande final da Libertadores 2024, dois paraibanos estarão em lados opostos e com o mesmo sonho de conquistar “Glória eterna”. Os ataques Tiquinho Soares e Hulk, são atrações de seus clubes.

Hulk e Tiquinho Soares têm em comum muita coisa em suas trajetórias, além de serem paraibanos, atacantes e finalistas da Libertadores 2024, eles foram formados no futebol brasileiro, e não tiveram oportunidades claras em clubes da elite, brilharam fora do país e voltaram para o Brasil com a carreira consolidada.

Aos 38 anos, Hulk é um dos principais jogadores do Atlético, e já virou ídolo da torcida do galo mineiro. No Galo desde 2021, o atacante chegou ao número em 214 jogos, com média de um gol a cada dois jogos. Na atual temporada, ele é o artilheiro da equipe, com 18 gols, além de ter contribuído com oito assistências.

Hulk foi o principal nome da equipe de Cuca que venceu a Copa do Brasil e Brasileiro de 2021. O camisa 7 ainda conquistou a Supercopa do Brasil, em 2022, além de quatro edições do Campeonato Mineiro.

 

Natural de Campina Grande, Hulk “nasceu” no futebol na forte base do Vitória, em Salvador, após rápida passagem pela base do São Paulo. Foi já no Japão o seu primeiro grande momento no futebol, ainda no início de sua trajetória de futebolista. Por lá, atuou no Kawasaki Frontale, no Consadole Saporro e no Tokyo Verdy, antes de se transferir para o Porto de Portugal e posteriormente, para o Zenit, da Rússia, até chegar à Seleção Brasileira.

O paraibano de Sousa, Tiquinho Soares, atualmente com 33 anos, tem uma trajetória, com suas particularidades. Tiquinho, assim como Hulk, fez sua formação no Nordeste. Fez parte da base do Corinthians-AL, do Sousa e do Botafogo-PB em passagens rápidas pelos três clubes. Mas intensificou a sua formação no América-RN e no CSP, de João Pessoa. Foi no clube paraibano que passou a atuar no futebol profissional, no time principal do Tigre.

Ele ainda atuou vestindo a camisa do Treze, na Série C de 2013, e teve passagens de um semestre nos gaúchos Veranópolis, Cerâmica e Pelotas, antes de consolidar a carreira. Ele só começou a se destacar no Nacional de Madeira, o que chamou atenção do Vitória de Guimarães, um clube maior, mas ainda de um segundo escalão português e ser contratado pelo Porto.

Com a carreira em ascensão,  ele foi contratado pelo Tianjin Teda na China e depois se transferir para o Olympiakos, da Grécia.


Em 2022, Tiquinho Soares foi contratado pelo Botafogo para fazer parte desse projeto de John Textor. No ano passado, foi um destaques da campanha do Glorioso e este ano perdeu a posição de titular para Igor Jesus.

Com Hulk e Tiquinho Soares vivendo um bom momento, Atlético-MG e Botafogo já estão em Buenos Aires, na Argentina, para a grande final da Conmebol Libertadores. Os dois times, estão hospedados em resorts diferentes.

O Botafogo fez o primeiro treino em Buenos Aires, na Argentina, no Mapuche Country Club, CT do Tigre, No entanto, os titulares contra o Palmeiras, pela 36ª rodada do Brasileirão, não foram a campo e fizeram exercícios de recuperação física.

O Atlético também realizou o primeiro treinamento na Argentina. Tendo em vista a decisão continental, o time alvinegro praticou cobranças de pênaltis.

Caso o duelo no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, termine empatado no tempo normal e o placar siga inalterado na prorrogação, o campeão será conhecido nos pênaltis.

Ao término da grande decisão, apenas um paraibano voltará campeão da Libertadores 2024.

Redação/PB Agora por Severino Lopes

 

Comentários