Cada vez mais brasileiros têm saído do Brasil e passado a morar nos EUA, como reforçam dados do levantamento Comunidades Brasileiras no Exterior, compilados pelo Ministério das Relações Exteriores, mostrando que os Estados Unidos possuem a maior comunidade brasileira do mundo, com 2.085.000 imigrantes.
Além disso, a migração de milionários brasileiros é um movimento que voltou a crescer pós-pandemia.
Em 2024, cerca de 128 mil pessoas com patrimônios acima de US$ 1 milhão devem mudar de país, o maior número desde 2013. No Brasil, 1,2 mil milionários migraram em 2023, comparados a 1,8 mil em 2022, segundo dados da consultoria britânica Henley & Partners.
Com a eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos, uma das propostas mais polêmicas, a deportação em massa de imigrantes levantou dúvidas sobre a questão dos brasileiros que moram no país.
No entanto, defende-se que a deportação agirá apenas sobre imigrantes considerados ilegais e que os brasileiros que estão em situação regular não devem ser afetados.
De acordo com a empresária brasileira de destaque nos Estados Unidos, Sophia Utnick-Brennan, o país tem perspectivas positivas, maior qualidade de vida e possibilidades de crescimento para os brasileiros.
“As oportunidades são grandes por aqui e há uma expectativa positiva para 2025. A diferença é que nos Estados Unidos você pode trabalhar como faxineira e ter uma casa, carro, boa comida em casa, da mesma forma que com qualquer emprego aqui dá melhores condições de vida”.
“Minha mãe, por exemplo, saiu do Brasil para ser faxineira aqui e hoje é empresária e eu segui este caminho do empreendedorismo. Hoje contrato brasileiros, tenho família e uma vida boa aqui, por isso, cada vez mais brasileiros têm vindo para os EUA”, conta.
Redação/MF Press Global