O vice-presidente do Senado Federal, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), está em Baku, no Azerbaijão, representando o Congresso Nacional na 29° Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP29).
Durante o encontro, o senador paraibano prestou contas da legislação que vêm sendo produzida pelo Congresso Nacional direcionada ao incentivo de ações que possam contribuir para um planeta sustentável e amenizar os danos causados pela alterações do clima. “São legislações que trazem segurança, previsibilidade jurídica para investidores na área de energias limpas, renováveis e sustentáveis.
O parlamentar lembrou que o Senado Federal recentemente aprovou, e o presidente Lula sancionou, os combustíveis do futuro, matéria relatada por ele na Casa. “Relatamos também o [projeto] de bioinsumos, que está na Câmara. Ontem o Senado aprovou o mercado de carbono, que regressa a Câmara Federal, mas, muito provavelmente e rapidamente, será aprovado”, declarou o paraibano.
Para Veneziano, diante das ações incentivadas e desenvolvidas pelo Brasil, além da legislação produzida e aprovada no Congresso Nacional, o Brasil se apresenta como uma forte nação empenhada em trazer para as futuras gerações um planeta melhor. “Esse é o nosso propósito. O Brasil tem autoridade. Precisa fazer o trabalho de volta, que é corrigir, em que pese sabermos que muitos dos malefícios produzidos não têm mais como remediar. O Brasil é um país vanguardista e que tem dado demonstrações claras, com legislações progressistas, audaciosas, mas realizáveis com o governo e com as instituições, trabalhando para que a gente possa avançar e garantir melhores dias às gerações futuras”, garantiu o senador Veneziano.
Redação/PB Agora