MÍDIA: Porque o comunicador Jailton Alves já é considerado pela crítica “o homem do ano”

Publicado em terça-feira, outubro 22, 2024 · Comentar 


Foto Reprodução

Ele não é o ‘isentão’, mas está “isolado” numa “luta mais ampla, de inúmeros outros”, pela verdade. Assim foi a argumentação feita pelo Mari Dois Ponto 0, em artigo publicado  na manhã desta terça-feira, 22 de outubro, mês que antecede a reta final do ano de 2024, para descrever a atuação jornalistica do radialista Jailyon Alves da Rádio Araçá FM na cobertura das eleições.

Ano de eleição é sempre um ano difícil para quem atua no jornalismo e manter-se equilibrado na análise dos fatos é sempre tarefa desafiadora.

A crítica começa a analisar os comportamentos dos agentes de mídia para identificar a partir do prisma da defesa da verdade dos fatos, quem realmente esteve equilibrado para analisa-los, mesmo tendo lado, torcendo por um candidato, afinal de contas todo cidadão tem o direito de fazer suas escolhas.

Aldo foi na ferida para dizer que “o radialista [Jailton Alves] cumpriu o seu papel e o dos outros, sobretudo na cobertura das eleições municipais em Marí, PB.”; e justifique-se o porque! Apesar de “ter lado”, esforçou-se o máximo para não pender para qualquer que fosse esse lado; foi um dos poucos  da comunicação na cidade que não se envolveu de corpo e alma nas campanhas e manteve a coerência de acompanhar os acontecimentos, noticiá-los, mas sem querer ser parte da história que estava sendo contada.

Esse seu comportamento ético começa a lhe render os frutos do reconhecimento, logo ele que, segundo o Mari Dois Ponto 0, estava dentro de “um barril de pólvora chamado Araçá FM”, onde – para quem já atuou na emissora sabe – as emoções afloram, as provocações são constantes e o envolvimento político é inevitável, seja pela simpatia a um ou pela antipatia a outro; o restante não precisa mais nem comentar.

Dos inúmeros comunicadores, agentes de mídia em Marí, poucos conseguem escrever, opinar com originalidade, muitos utilizam o “control C + control v” para repetir o que outros escrevem, mas a critica que escreve e também é avaliada pelo que escreve consegue expor suas impressões e no caso de Jailton, o blogueiro Aldo fez a leitura corretíssima: “Sério, competente e corajoso, Jailton Alves é hoje a principal voz da cidade”, com um detalhe, pode-se dizer que uma das mais respeitadas no jornalismo local.

Redação/ExpressoPB

Comentários