Em quatro anos, número de pesquisas eleitorais cresce 235% na Paraíba, saltando de 129 para 433

Publicado em terça-feira, outubro 1, 2024 · Comentar 


 

Em quatro anos, o número de pesquisas eleitorais contratadas para prefeito teve um crescimento percentual de mais de 235%. A informação foi obtida pelo ClickPB por meio da análise de dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na última eleição para prefeito, como observou o ClickPB, foram registradas 129 pesquisas na Paraíba. Já em 2024, o número de pesquisas registradas saltou para 433, um crescimento de 235,6%.

Segundo os dados registrados no TSE, o mês com mais registros de pesquisas foi setembro. Ao longo do mês passado, foram contabilizados 246 questionários. No mês de agosto, foram 72 pesquisas.

A reportagem apurou que, entre todos os dias de setembro, o que teve o maior número de registros foi o último dia 29, último domingo. Naquela data, foram contabilizadas 31 pesquisas.

A quantidade é maior, por exemplo, que as registradas durante os seguintes meses: janeiro (1), fevereiro (5), março (3), abril (14), maio (16), junho (20).

Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB).
Tribunal Regional Eleitoral, sede da Justiça Eleitoral (TRE-PB). (foto: divulgação/ascom/Humberto Borges)

Contratantes

O ClickPB apurou que das 433 pesquisas registradas este ano, 399 foram contratadas por empresas que não foram os próprios institutos de pesquisa (portais, TVs, blogs) e 34 foram pagas pelos próprios institutos. Os números equivalem, respectivamente, a percentuais de 92% e 8%.

A empresa que mais contratou institutos de pesquisas na Paraíba em 2024, de acordo com dados do TSE, é um blog com sede em João Pessoa. Segundo dados do TSE, foram contratadas 54 pesquisas pela empresa até o momento, totalizando pouco mais de R$ 332 mil.

Pesquisas para vereador

Os dados da Justiça Eleitoral também apontam que entre o início deste ano e o dia 30 de setembro, o último para registro de pesquisas, foram contabilizados 111 questionários sobre eleição para vereador na Paraíba.

As pesquisas, segundo informações obtidas pelo ClickPB, podem estar agregadas ou não às pesquisas de prefeito.

Redação/ClickPB

 

Comentários