O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) aceitou uma denúncia contra o presidente da Câmara Municipal de Curral de Cima, João Ribeiro, referente a possíveis irregularidades no exercício financeiro de 2023. A denúncia foi apresentada por irregularidades envolvendo sobrepreço em materiais de expediente, gastos excessivos, pesquisas eleitorais irregulares e suspeitas de conluio entre beneficiários.
Entre as principais alegações, destaca-se a aquisição de materiais de expediente por valores superiores aos de mercado, sem licitação, indicando sobrepreço. Além disso, foram apontados gastos injustificados com a “Galeria Legislativa”, o que teria gerado despesas exorbitantes aos cofres públicos. Outro ponto da denúncia envolve a destinação de R$ 5.000,00 para a realização de uma pesquisa eleitoral com o objetivo de avaliar a opinião pública sobre um político específico, sem finalidade clara para a gestão pública.
A denúncia também sugere que os beneficiários dos recursos públicos seriam aliados políticos de João Ribeiro, presidente da Câmara, levantando a suspeita de um possível conluio para favorecer essas pessoas com pagamentos indevidos.
Diante da gravidade das acusações, o TCE-PB encaminhou a denúncia para a Diretoria de Investigações e Perícias (DIEP), que já formalizou a abertura de novas denúncias abrangendo também os exercícios financeiros de 2021 e 2022. A investigação sobre esses exercícios poderá ampliar o escopo das irregularidades denunciadas.
Redação/ Polêmica PB