Fundador do Telegram é preso na França e criptomoeda Toncoin (TON) desaba

Publicado em terça-feira, agosto 27, 2024 · Comentar 


Foto Reprodução

Pavel Durov, fundador do Telegram, foi preso no aeroporto de Le Bourget às 20h pelo horário local da França neste sábado (24). As informações são do canal de televisão francês TF1.

Como consequência, a criptomoeda ligada ao Telegram opera em forte baixa. Saindo dos US$ 6,80 para US$ 5,58, a Toncoin (TON) perdeu 17,8% de seu valor nas últimas horas.

Segundo a mídia local, Pavel Durov estava acompanhado de seu guarda-costas e uma mulher e foi preso logo após desembarcar de seu jato privado quando pousou no aeroporto de Le Bourget. O voo havia partido do Azerbaijão.

O mandado de prisão contra Durov está ligado ao modelo de negócios do Telegram, incluindo a ausência de moderação, falta de cooperação com governos e até mesmo ferramentas oferecidas pelo mensageiro, como número descartável e acesso a criptomoedas.

Sendo assim, as autoridades estariam lhe colocando como cúmplice de vários crimes, incluindo tráfico de drogas, pedofilia, terrorismo, lavagem de dinheiro, receptação e golpes em geral.

“Ele permitiu que inúmeros delitos e crimes fossem cometidos em sua plataforma, sem que ele fizesse nada para moderar ou cooperar”, disse uma fonte próxima ao caso à TF1.

“Ele cometeu um erro esta noite. Não sabemos por quê… Será que este voo era apenas uma escala? De qualquer forma, ele está preso!”, disse outra fonte anônima à TF1, confirmando a prisão do desenvolvedor.

Conforme Durov não desmentiu às informações até o momento em seu canal do Telegram, esse é mais um motivo para acreditar nas informações.

Nascido na Rússia, Durov se tornou cidadão francês em 2021. Portanto, enfrentará as leis locais, sem chance de ser extraditado para outro país. Além da cidadania francesa, Durov também é cidadão dos Emirados Árabes Unidos, onde mora atualmente, e de São Cristóvão e Neves.

Nas redes sociais, Tucker Carlson, que entrevistou o desenvolvedor em abril desse ano, comentou sobre a ironia por trás dessa prisão.

“Pavel Durov deixou a Rússia quando o governo tentou controlar sua empresa de mídia social, o Telegram. Mas, no final, não foi Putin quem o prendeu por permitir que o público exercesse a liberdade de expressão. Foi um país ocidental, aliado da administração Biden e membro entusiasta da OTAN, que o encarcerou.”

“Pavel Durov está em uma prisão francesa esta noite, um alerta vivo para qualquer proprietário de plataforma que se recuse a censurar a verdade a pedido de governos e agências de inteligência”, continuou Carlson. “A escuridão está descendo rapidamente sobre o mundo outrora livre.”

Criptomoeda Toncoin (TON) desaba
Embora a Toncoin (TON) não tenha uma ligação legal com o Telegram, Pavel Durov abraçou o projeto em seu mensageiro após a Telegram Open Network (GRAM) ser barrada pelas autoridades.

Dado isso, não é surpresa que a TON esteja em forte queda neste sábado (24). Listada nas maiores corretoras do mercado, a TON perdeu 17,8% de seu valor em menos de duas horas.

Redação/Livecoins

Comentários