Planes-PB, vice-governador e secretários do governo discutem políticas sequenciadas aos arranjos produtivos paraibanos

Publicado em sexta-feira, julho 26, 2024 · Comentar 


Foto Reprodução

Representações de diversos arranjos produtivos do estado da Paraíba estiveram em reuniões com o vice-governador Lucas Ribeiro e secretários de Pastas ligadas ao desenvolvimento da agropecuária estadual, espaços articulados pelo Planes-PB, Plano Estadual de Fortalecimento e Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais da Paraíba, que aconteceram na última terça-feira, 23 de julho, em João Pessoa.

Pela manhã as representações cooperativistas participaram de audiência com o vice-governador Lucas Ribeiro e o secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Miguel Ângelo, trabalhando dois pontos de pautas. Inicialmente foi apresentado projetos com valores de impactos sociais e econômicos para os arranjos produtivos a partir de apresentações por parte do coordenador de cada cadeia produtiva. Na sequência foi discutido a construção de um planejamento de visitas à serem feitas pelo vice-governador para que ele possa conhecer de parto as ações desenvolvidas e o potencial de cada arranjo produtivo local.  “Para nós é fundamental que o vice-governador e sua equipe possam conhecer de perto nossas atividades, nossos arranjos produtivos, dentro desse planejamento de visitas, onde o vice-governador irá conhecer de perto os desafios, as soluções do campo e os setores de produção, beneficiamento e processamento das cooperativas de todos os empreendimentos rurais de forma que com essa visita in loco a gente já possa encaminhar algumas soluções práticas e diretas”, explica o coordenador do Planes-PB e componente do Arranjo Produtivo da Mandiocultura, agrônomo Adelaido de Araújo Pereira, em diálogo com Stúdio Rural. “Esse foi um momento muito bom com o vice-governador porque aqui ficaram encaminhamentos básicos para que a gente possa dar respostas urgentes ao setor agropecuário”, reforça Adelaido.

Na parte da tarde a reunião aconteceu com o secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (SEDAP), Joaquim Hugo e o executivo da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, Bivar Duda, trabalhando ações do governo já discutidas e à serem executadas a partir de diálogos com órgãos e representações do governo. “Nesta reunião nós discutimos as ações do Estado que precisam acontecer, que haja diálogo entre as partes do próprio estado e que as secretarias verifiquem o que está na LOA no que foi colocado pela Secretaria de Planejamento e que nós possamos acompanhar a execução dessas ações diante das demandas do Planes”, explica Adelaido justificando que ficou combinado para que em breve os secretários possam dar respostas das ações que já estão como compromisso de execução por parte do governo e seus órgãos.

Um ponto forte de discussão, justifica Adelaido, a política pública para a execução das políticas relacionadas a Defesa Agropecuária do Estado da Paraíba que venha ser consolidada para o fortalecimento dos setores de beneficiamento, processamento e comercialização dos produtos de origem animal e vegetal proporcionando a colocação desses produtos em todos os espaços de comercialização na Paraíba e em estados outros.

Redação/ Stúdio Rural-Programa Domingo Rural

Comentários