O meme “Eu gosto assim, amostradinho” dominou as redes sociais nas últimas semanas, especialmente o Instagram, TikTok e YouTube. Basicamente, a brincadeira mostra diversos momentos em que as pessoas ignoram perigos e se colocam em risco de propósito. Então, elas são surpreendidas pela figura da morte, que surge e diz a frase “Eu gosto assim, amostradinho”. O meme é uma criação do humorista Matheus Cobertura (@MatheusCobertura), que tem mais de 1,8 milhões de seguidores no Instagram e 2,4 milhões no TikTok. A seguir, veja como surgiu o áudio e o meme do “Eu gosto assim, amostradinho”.
O meme “Eu gosto assim, amostradinho” surgiu em publicações criadas pelo humorista Matheus Cobertura, do município de Lagoa de Pedras, no interior do Rio Grande do Norte. O jovem, que produz diversos conteúdos e vídeos engraçados na Internet, veste uma fantasia de morte composta por uma capa preta longa, uma máscara e uma foice. Depois, ele procura por pessoas que tenham se colocado em situações de risco e avisa: “Eu gosto assim, amostradinho”. Em seguida, o criador carimba um caderno como forma de organizar e “concluir a passagem” daquela pessoa.
Matheus Cobertura conta com mais de 1,8 milhões de seguidores no Instagram e, no TikTok, o humorista acumula mais de 2,4 milhões de seguidores e quase 22 milhões de curtidas em seus vídeos. No YouTube, são mais de 16 mil pessoas inscritas no canal do influencer. Em geral, o seu conteúdo se baseia em vídeos curtos, como Reels e YouTube Shorts, sempre com a temática de humor.
O formato fez sucesso nas redes sociais e rapidamente ganhou o carinho do público: “Nunca pensei que a morte fosse deixar a vida mais leve. Eu adoro seus vídeos, seu sotaque. (…) Obrigada por nos fazer rir com seu jeito simples e irreverente”, escreveu uma seguidora no Instagram. “Muito criativo, sem pegar a ideia de ninguém!”, apontou outra seguidora no TikTok.
Os primeiros vídeos em que Matheus Cobertura finge ser a morte foram publicados no Instagram em abril de 2024. No entanto, o humorista passou a usar a frase “Eu gosto assim, amostradinho” no vídeo em que uma pessoa pilota uma motocicleta em alta velocidade, sem utilizar capacete para segurança. Após acompanhar a cena, a “morte” carimba um caderno e diz que vai providenciar a passagem do rapaz que estava conduzindo a moto de maneira inapropriada. O conteúdo foi compartilhado tanto no TikTok quanto no Instagram e fez sucesso.
Após o enorme sucesso da publicação original, Matheus seguiu interpretando o personagem em outros vídeos. A diferença é que o conteúdo passou a ser ainda mais abrangente e criativo. No TikTok, por exemplo, é possível ver vídeos da Morte indo jogar futebol e sinuca. Abaixo, confira a publicação original do meme “Eu gosto assim, amostradinho”. Em seguida, veja exemplos recentes com o personagem de Matheus Cobertura.
Inicialmente, o meme “Eu gosto assim, amostradinho” acontecia quando alguém se colocava em situação de risco e ignorava as consequências. Por exemplo, atravessar a rua sem prestar atenção, empinar uma moto, pilotar um carro em alta velocidade, não usar equipamentos de segurança, entre outras ações. Em uma cena como essas, a figura da morte aparecia, dizendo que vai fazer a passagem da pessoa “amostradinha”.
Depois do sucesso do personagem, porém, o meme ganhou um significado maior. A “morte” passou a considerar “amostradinhas” as pessoas que têm uma conduta considerada errada, como flertar com outra pessoa casada, por exemplo. Ou, ainda, a brincadeira passou a ocorrer em outros cenários, como quando a morte entra num campo de futebol para jogar, mas todas as pessoas automaticamente caem no chão e “morrem”.
O meme ganhou tanta força nas redes sociais que até já virou música. No YouTube é possível encontrar a canção inspirada no meme “Eu gosto assim, amostradinho” e uma coreografia. O vídeo tem mais de 310 mil visualizações. Veja:
Redação/Techtudo