
A caminhada é uma atividade física de baixo impacto, acessível a praticamente todas as idades e condições físicas. Serve para melhorar a saúde cardiovascular, fortalecer os músculos, auxiliar na perda de peso e promover o bem-estar mental.
A professora de educação física Andrea Reis, que dá aulas na Universidade Católica de Brasília, diz que a caminhada é uma boa alternativa para quem está sedentário começar a movimentar o corpo. Uma vez que o exercício reduz o risco de doenças crônicas, como a diabetes e a hipertensão. Além disso, os benefícios para o corpo começam a ser notados rapidamente.
“Estudos indicam que após 30 minutos de caminhada moderada, o corpo começa a liberar endorfinas, que melhoram o humor. Com duas semanas de caminhada regular, é possível observar melhorias na saúde cardiovascular e no condicionamento físico”, conta Andrea.
Segundo a professora da Universidade Católica, a duração ideal da caminhada varia conforme os objetivos individuais. Pensando nos benefícios para a saúde, recomenda-se pelo menos 150 minutos da atividade, o que equivale a 30 minutos por dia, cinco vezes por semana. Para a perda de peso, é indicado aumentar esse tempo para 45-60 minutos diários.
Se o seu objetivo é o emagrecimento, saiba que, inicialmente, a caminhada funciona. No entanto, à medida que o condicionamento melhora, o corpo se adapta, e os resultados tendem a diminuir.
Redação/Metropoles





