
Casos como o do homem preso por suspeita de abusar sexualmente da filha de 17 anos, dentro de uma UTI de um hospital em São Bernardo do Campo (SP), são registrados pelo menos uma vez por dia, em São Paulo.
Dados coletados por Lei de Acesso à Informação com exclusividade por Universa indicam que, somente em 2023, a polícia contabilizou 381 boletins de ocorrência por estupro em locais de saúde como postos, clínicas e hospitais, privados ou públicos.
Ao enviar os dados, a Secretaria de Segurança Pública informa que o número total de boletins de ocorrências registrados sob uma natureza criminal não representa a estatística criminal do Estado ou de determinada área ou região. A pasta explica que a estatística em São Paulo é contabilizada de acordo com procedimentos estabelecidos no Sistema Estadual de Coleta de Estatísticas Criminais.
Mas os números não param de crescer. Em 2020, Universa já havia revelado que a cada 13 dias, um caso de estupro dentro de unidades de saúde de São Paulo foi registrado. Os dados de 82 BOs eram referentes ao período entre janeiro de 2018 e outubro de 2020.
Na época, as pastas de saúde municipal e estadual enviaram nota repudiando qualquer ato de violência contra pacientes, e informaram que os hospitais são orientados a tomar todas as medidas cabíveis a partir do conhecimento de algum caso, respeitando a confidencialidade da identidade dos envolvidos.
Redação/Uol





