
Lutar pela causa animal não exclui a luta pelas causas humanas, na verdade uma causa complementa a outra tornando a sociedade um ambiente saudável de convivência. Foi nesse alicerce que Ednalva Targino, popularmente conhecida como Edinha ingressou na causa animal desde muito cedo. Amante dos animais desde criança, Edinha abraçou a causa e hoje é um expoente na sua defesa no município de Marí, cidade localizada a cerca de 60 km da capital paraibana.
Edinha sempre atuou nos bastidores, mas nunca perdeu seu interesse em ajudar a diminuir a população animal abandonada nas ruas da cidade.
Empreendedora do ramo do comércio, Edinha divide sua luta diária entre a casa, o comércio e os cuidados com os animais, sendo ativista de uma causa que muitas vezes não desperta interesse na sociedade.
Em recente entrevista na Araçá FM, Edinha Targino falou dos desafios que enfrenta para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos animais assistidos pela ong Amparo Animal, que possui um espaço de cuidados, mas que não é revelado a localidade para não atrair animais além de sua capacidade.
Com a ajuda de voluntários, Edinha cuida dos animais do amparo, socorre aos animais abandonados em pontos da cidade, como a feira livre e a caixa d’água do Loteamento Manoel Monteiro e se desdobra para prestar assistências a casos pontuais que aparecem de última hora.
A assistência prestada por Edinha e seu grupo de voluntários vão desde a procura de pessoas para adoção desses animais até castração e alimentação, o que demanda despesas.
Para cobrir os custos o grupo realiza rifas e recebe doações para compra de ração, material de higiene e medicamentos, além de custear as castrações emergenciais.
Nesse cenário de poucos recursos, poucos voluntários e muita demanda, Edinha e seus colaboradores se desdobram para salvar vida de animais indefesos ao mesmo tempo que luta para sensibilizar a sociedade e o poder público para o cuidados com os animais, para o bem da natureza, do meio ambiente e da saúde pública.
Redação/ExpressoPB





