O ‘boom’ da retomada do movimento estudantil na Paraíba, a partir de 2000 quando muitas entidades estudantis foram criadas do sertão ao litoral, ainda com a recriação da AESP ( Associação dos Estudantes Secundaristas da Paraíba) posta na clandestinidade desde a ditudura militar, novas lideranças foram sendo descobertas e formadas para atuar no campo da política partidária.
O próprio Tibério Limeira, atual secretário de estado, que inclusive já foi vereador em João Pessoa, é fruto dessa onda de mobilização estudantil ocorrida a partir do inicío do novo século.
Nessa reportagem, Especial Lideranças, a Revista EXPRESSO apresenta três nomes que surgiram naquele momento de efervecência estudantil e que duas décadas depois estão ocupando espaços políticos relevantes com perspectiva de ascenderem ao cenário político estadual.
Os protagonistas dessa reportagem vem do sertão da Paraíba, desde Princesa Isabel, terra de personagens revolucionárias e históricas no contexto nacional, até a pequena cidade de Conceição, terra da família Braga, que ofertou a Paraíba um governador, passando pela porta de entrada do sertão, o município de Patos, morada do sol.
De Princesa Isabel, falamos de Ricardo Pereira, prefeito no segundo mandato, que começou sua tragetória política na militância estudantil, foi diretor da AESP a partir de 2001 e contribuiu com o movimento em Princesa e na região.
Concluindo seu mandato de reeleição, Ricardo tem tido atuação destacada e elogiada pelos municipes e parece não desejar parar por ai.
Há anos que Princesa Isabel e a região não tem uma representação efetiva na Assembleia Legislativa da Paraíba, recaindo sob Ricardo a responsabilidade de voltar a colocar Princesa no parlamento estadual. Se ele toparia é outra história, mas que tem coragem para tal, tem!
No alto sertão, falamos de Sterlan Lira, de jovem sonhador em 2001, estudante aguerrido, lutador pelas causas da educação e em defesa dos estudantes à pré-candidato a prefeito em 2024. Também foi diretor da AESP e dividia seu tempo entre a cidade de Conceição e João Pessoa onde participava de cursos de formação estudantil e preparação política.
Em 2004 foi eleito vereador pela primeira vez, de lá para cá, o menino Sterlan tomou gosto, mas na eleição seguinte perdeu o mandato, retornou a Câmara anos depois, onde está fazendo um mandato merecedor de reconhecimento.
A atuação de Sterlan é tão bem avaliada que seu nome é cogitado para disputar a prefeitura de Conceição na eleição desse ano.
Aliado historicamente da família Braga, tradicional família política do lugar, isso pode pesar na decisão de apoio para as eleições deste ano, tornando-o uma peça importante nesse jogo político. Enquanto isso não se define, Sterlan segue o caminho que sempre foi o seu pilar: defender bandeiras que busquem melhorar a vida das pessoas.
Descendo de Conceição sentido capital, lá vamos encontrar o aguerrido radialista Jamerson Ferreira, vereador de Patos, uma das cidades mais importantes do sertão da Paraíba.
Jamerson também foi liderança do movimento estudantil paraibano, membro colaborador da AESP, participando ativamente de encontros de lideranças dentro e fora de Patos, indo a encontros de formação até em Brasília.
Sua militância estudantil lhe preparou para sua militância profissional como radialista e o transformou em um dos mais polêmicos da cidade, mas também um dos mais queridos. O queridómetro de Jamerson lhe rendeu muitos votos, tanto que lhe colocou na eleição de 2020 na lista dos eleitos naquele pleito.
Na câmara, Jamerson tem postura firme, contundente, combate absurdos a exemplo do aumento do salário dos vereadores e prefeito e não se intimida com as pressões externas.
Em 2024 deve disputar a reeleição, com chances de cantar vitória.
Ao analisar histórias como estas é importante dizer que os movimentos sociais exercem papel fundamental na formação de novas lideranças políticas sem vínculo com oligarquias familiares que tradicionalmente tentam se perpetuar no poder.
Como assessar EXPRESSO
Acesse agora a edição em nossa plataforma, na editoria da Revista EXPRESSO no site ExpressoPB.net (Clique no link para acessar a edição).
Redação/ExpressoPB