Prefeita de cidade dominada pelo narcotráfico é brutalmente assassinada a tiros

Publicado em terça-feira, março 26, 2024 · Comentar 


Foto Reprodução

A prefeita de uma cidade do Equador que enfrenta a violência do narcotráfico foi morta a tiros, em meio ao estado de exceção decretado e prorrogado no início do mês pelo governo para conter a violência no país, anunciou a Polícia Nacional. Brigitte García, prefeita de San Vicente, na província de Manabí (sudoeste), foi assassinada juntamente com o diretor de comunicação do município, Jairo Loor.

Segundo a Polícia Nacional, durante a madrugada, “duas pessoas foram identificadas dentro de um veículo sem sinais vitais, com ferimentos de bala”, apontando mais tarde que os disparos “não teriam sido feitos do lado de fora do veículo, mas sim em seu interior”. Investigadores analisam o trajeto do automóvel, que era alugado.

Segundo o jornal El Universo, os corpos foram encontrados em uma praia conhecida como Punta Napo, e o coronel da polícia, Émerson Uridia, citado pelo veículo, afirmou que os corpos tinham dois tiros cada um, e descartou que os disparos tenham ocorrido após um roubo, já que as vítimas estariam com todos os seus pertences quando foram encontradas. A prefeita teria sido dada como desaparecida ainda no sábado, ao meio dia.

Quem era Brigitte García?

García, de 27 anos, era a prefeita mais jovem do país. Do movimento Revolução Cidadã, ela comandava São Vicente, na província de Manabí, uma cidade de apenas 17 mil habitantes, e tornou-se a primeira representante de Canoa, uma parte rural da cidade, a chefiar a Câmara Municipal. Era formada em enfermagem e atuava em serviços comunitários, auxiliando família e prestando ajuda humanitária. Entre seus objetivos, estava trabalhar para a população de sua idade e ser um exemplo para eles, além de levar serviços básicos para sua região, pontuou o jornal equatoriano.

Redação/Primeiras Notícias 

Comentários