Brasil e França negociam uso de combustível nuclear em submarino

Publicado em domingo, março 24, 2024 · Comentar 


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe na próxima semana o presidente da França, Emmanuel Macron, com quem deve conversar sobre uma possível cooperação da França na oferta de combustível do primeiro submarino brasileiro convencionalmente armado com propulsão nuclear.

O equipamento é desenvolvido pela Marinha brasileira e vai receber o nome de Álvaro Alberto, em homenagem ao patrono da ciência, tecnologia e inovação da Marinha. A previsão de entrega é até 2033.

O submarino armado com propulsão nuclear passou a ser oficialmente projetado em 2008, com a assinatura do Prosub (Programa de Desenvolvimento de Submarinos), criado por meio de parceria estabelecida entre Brasil e França. O decreto que estabeleceu o programa prevê que o apoio francês ao Brasil será restrito à concepção e à construção “da parte não-nuclear” do submarino.

Os dois países cogitam renegociar esse trecho do decreto. “Nós acreditamos que sim, que é uma área em que talvez houvesse uma resistência no passado, mas hoje já há conversas sobre essa possibilidade, de que a França coopere conosco inclusive nesse aspecto à luz da energia nuclear, do combustível nuclear”, afirmou a embaixadora Maria Luisa Escorel de Moraes, secretária de Europa e América do Norte do Ministério das Relações Exteriores.

“Sim, é um assunto estratégico, sensível, delicado, mas sim, os dois países estão conversando sobre isso também”, acrescentou a embaixadora.

Para proteger os 8,5 mil quilômetros de costa, a Marinha investe na expansão da força naval e no desenvolvimento da indústria de defesa. Parte essencial desse investimento é o Prosub. O programa contempla três projetos: construção da infraestrutura industrial e operacional; construção e operação de quatro submarinos da classe Riachuelo (que pode realizar operações de ataque, esclarecimento e especiais); e construção e operação do primeiro submarino convencionalmente armado com propulsão nuclear.

“O programa viabilizará a produção de quatro submarinos convencionais, que se somarão à frota de cinco submarinos já existentes. E culminará na fabricação do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear”, diz a Marinha.

Lançamento de submarino
O presidente francês desembarca em Belém (PA) na próxima terça-feira (26) e segue no dia seguinte para Itaguaí (RJ), onde participa ao lado de Lula do lançamento ao mar do Tonelero, um submarino convencional com propulsão diesel-elétrica. O equipamento foi construído pelo Prosub.

Segundo a Marinha, o Tonelero tem 71 metros de comprimento e possui deslocamento submerso de 1.870 toneladas. Depois de colocado na água, o submarino será submetido a testes para avaliar as condições de estabilidade no mar e os sistemas de navegação e de combate.

A Marinha lançou outros dois submarinos feitos pelo Prosub: o Riachuelo e o Humaitá. Estão previstas a entrega de mais um submarino convencional, o Angostura, e a fabricação do Álvaro Alberto. De acordo com a Marinha, isso “representará uma elevação sem precedentes” no patamar tecnológico da defesa nacional.

 

Redação/Portal Paraíba

Comentários