Otan convoca 90 mil soldados e anuncia maior exercício militar desde a guerra fria; manobras simularão ataque russo

Publicado em sexta-feira, janeiro 19, 2024 · Comentar 


A Organização do Tratado do Altântico Norte (Otan), aliança militar do Ocidente, realizará seu maior exercício desde a Guerra Fria, com cerca de 90 mil soldados.

Os exercícios começarão na semana que vem e durarão até meados de maio, disse o principal comandante da Otan, Chris Cavoli, nesta quinta-feira (18).

O comandante afirmou ainda que as manobras não têm uma motivação específica e acontecem como parte de exercícios anuais da aliança. Mas disse também que a convocação das manobras deste ano são as maiores desde 1988, quando, em plena Guerra Fria, a aliança mobilizou 125 mil soldados.

Entre os exercícios, as tropas simularão uma invasão russa a um dos países membros. Em uma das simulações, os militares treinarão um deslocamento rápido para a Polônia, país membro da Otan e vizinha da Ucrânia.

Em outro momento do treinamento, os soldados irão aos países que fazem fronteira com a Rússia, como a Noruega e os países bálticos – Letônia e a Lituânia -, que também integram a Otan.

Segundo a Otan, para o exercício militar serão mobilizados ao menos 50 navios, de porta-aviões a destróieres; mais de 80 caças, helicópteros e drones; e pelo menos 1.100 veículos de combate, incluindo 133 tanques e 533 veículos de combate de infantaria.

A Otan, aliança das Forças Armadas de 31 países do Ocidente, entre eles os Estados Unidos, prevê que uma invasão a qualquer um dos membros implica automaticamente em uma resposta de tropas de todos os outros membros do grupo.

Quando invadiu a Ucrânia, em fevereiro de 2022, a Rússia alegou estar se defendendo diante de uma ameaça da Otan, que travava conversas com o governo ucraniano para uma possível entrada do país no bloco.

As negociações foram interrompidas desde então, mas, após a guerra estourar, a Finlândia, vizinha da Rússia e com quem compartilha uma fronteira de mais de 1.300 quilômetros de extensão, decidiu ingressar na Otan.

A entrada do país nórdico, que foi aprovada por todos os membros, fez as fronteiras entre a Otan e a Rússia dobrarem de tamanho.

A convocação recorde da Otan ocorre também no momento em que a Rússia intensificou ataques aéreos a grandes cidades na Ucrânia, em uma tentativa de mostrar força após meses sem conseguir avançar nas linhas de frente de batalha. Atualmente, soldados russos controlam cerca de 20% do território ucraniano, em áreas no leste e no sul do país.

Redação/Polêmica Paraíba

Comentários