O programa Galerias Urbanas, realizado pelo Banco do Nordeste Cultural, chega a João Pessoa, unindo música e pintura, em uma celebração da cultura paraibana. Nesta edição, o evento acontecerá na Usina Cultural Energisa de 23 a 26 de novembro de 2023, com entrada gratuita, programação musical e restauração de obras por artistas do estado.
Serão restauradas 18 obras que ficam expostas em agências do Banco do Nordeste na Paraíba. As pinturas homenageiam grandes figuras da música paraibana, como Jackson do Pandeiro, Zabé da Loca e Sivuca. A missão de restaurá-las é realizada por Shiko, Thayroni, Flora Santos, Dyógenes, Thaynha e Dedoverde.
Além disso, serão entregues nove obras inéditas, totalizando assim 27 painéis. Após o período de restauração, as obras ficarão expostas na Usina Energisa e depois serão distribuídas nas agências do Banco do Nordeste da Paraíba.
Durante os quatro dias de realização, o festival terá shows musicais de Escurinho, Elon, Jaguaribe Carne, Avuô, J4mpa, Totonho, Polyana Resende, DJ Manu Coelho, Vó Mera, Furmiga Dub, Acarajow, Alumiô e Tocaia da Paraíba.
Murilo Albuquerque, gerente da Célula de Gestão da Cultura do Banco do Nordeste, ressalta que o propósito do programa é divulgar os artistas e enaltecer a produção musical local.
“O Programa Galerias Urbanas nasceu como uma retomada do diálogo entre as ações negociais e culturais desenvolvidas pelo Banco do Nordeste, após experiências exitosas, como a dos Espaços Nordeste, ocorrida entre os anos de 2009 e 2014, proporcionando à população atendida a oportunidade de conhecer a produção dos artistas paraibanos do grafite, enaltecendo a produção musical dos seus conterrâneos”.
Confira a programação musical completa
Dia 23/11
Dia 24/11
Dia 25/11
Dia 26/11
Redação/Assessoria