SIGA-NOS

Rio chega a 42,5°C às 16h deste sábado e tem novo recorde de calor

Ao meio-dia, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já tinha marcado 41,9°C na Marambaia. O dia começou com sol e bem abafado, mas a partir da tarde o tempo começa a mudar, com condições para temporais.

Este sábado (18) voltou a bater o recorde de temperatura de 2023 no Rio de Janeiro. Às 16h, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) marcou 42,5°C na Vila Militar. Ao meio-dia, os termômetros já marcavam 41,9°C na Marambaia, e uma hora antes, 41,4°C. A Climatempo tinha previsto 42°C para o dia e a chegada de uma frente fria.

O recorde histórico no Rio é de 43,2ºC, Santa Cruz, no dia 26 de dezembro de 2012.

O sábado começou com sol e bem abafado, mas a partir da tarde o tempo começa a mudar, com condições para temporais. Os ventos também ficam mais intensos, e rajadas de até 60 km/h ocorrem, independentemente da chuva, podendo chegar aos 80 km/h.

A frente fria provocará mudanças no tempo no domingo (19). As nuvens aumentam, e há previsão de chuva a qualquer momento do dia. Há risco para impactos como alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos.

“Diferente das últimas frentes frias, esta não passará em alto-mar. Assim, a massa de ar frio que acompanha essa frente fria vai conseguir enfraquecer a massa de ar quente que predomina no país nos últimos dias. Mas não espere temperaturas baixas, o calorão dá uma trégua e deve ficar em torno dos 30°C nos próximos dias”, afirmou a meteorologista Hana Silveira, do Climatempo.

Redação/G1

Comentários