A Rádio Cultura, hoje FM, localizada na cidade de Guarabira, completa 44 anos de existência. Ela foi fundada no dia 01 de novembro de 1979. A partir dela, Guarabira não foi mais a mesma e se fortaleceu como uma potência midiática, comercial e econômica de toda uma região.
O sinal da Cultura AM aos poucos foi transformando a comunidade guarabirense nos aspectos politico e cultural. A cidade passou a ser respeitada por olhares externos e a opinião pública passou a ser ‘modulada’ a partir das ondas do rádio pela frequência 790.
A Cultura AM se transformou durante praticamente duas décadas ininterruptas na “Globo do Brejo”, com potencial para catapultar e/ou derrocar qualquer agente público ou politico da região.
Os radialistas e repórteres da emissora eram vistos como ‘deuses’ que orbitavam o imaginário popular com sua retórica aguçada.
Basta lembrar de Cassiano José, Martins Junior, Adelson Sousa, Narriman Xavier, Feliciano Silva, dentre outras estrelas que brilhavam nas ondas da empresa de João Rafael de Aguiar que se tornou seu majoritário em 1995.
Com o surgimento das rádios comunitárias, a partir do ano 2000, a força das grandes emissoras de rádio foi diminuindo e não foi diferente com a Rádio Cultura de Guarabira, mesmo assim a emissora se renova sempre, tendo migrado para FM a poucos anos e ainda detendo forte audiência nas localidades mais longínquas do brejo paraibano.
Certamente, ao chegar nesses 44 anos, a emissora de João Rafael contribuiu decisivamente para o desenvolvimento de Guarabira e do brejo.
Redação/ExpressoPB