Nesta quinta-feira, dia 14, veio a falecer uma idosa de 99 anos que enfrentou uma angustiante espera de nove horas, agarrada a uma parreira, após a inundação que assolou a cidade de Roca Sales, localizada no Vale do Taquari, como resultado da passagem de um ciclone extratropical pelo estado do Rio Grande do Sul. Familiares relatam que Elma Clara de Souza, que já sofria de insuficiência renal, teve sua situação agravada devido à exposição prolongada ao frio, o que resultou em hipotermia.
A idosa aposentada foi resgatada de uma área inundada por uma equipe de socorro que utilizou um helicóptero, sendo posteriormente encaminhada ao Hospital São Camilo, em Encantado. Após um período de tratamento intensivo na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), ela teve sua condição estabilizada e transferida para um quarto. Havia esperança de que ela pudesse em breve deixar o hospital e retornar para sua casa.
A neta de Elma, Juliana Berger, compartilhou sua dor ao dizer: “Ela sobreviveu apenas para se despedir”. Elma residia em Roca Sales há três décadas, e sua casa foi completamente devastada pelas águas da inundação. Uma cuidadora foi sua heroína ao ajudá-la a chegar ao local onde permaneceu à espera do resgate.
A aposentada recordou os momentos angustiantes: “Fiquei rezando. Eu e minha cuidadora cantamos, ‘mãezinha do céu, nos ajuda’, e ficamos lá, esperando”.
O velório de Elma Clara de Souza será realizado na sexta-feira, dia 15, na Câmara de Vereadores de Roca Sales.
Redação / Psicologias do Brasil / g1.
Fotos: Reprodução/RBS TV.