SIGA-NOS

CALVÁRIO – Gilmar mantém audiência dos codificados contra RC, mas critica atuação do Gaeco: “causa perplexidade”

Foto Reprodução

A audiência de instrução sobre a denúncia envolvendo o caso dos Codificados, no âmbito da Operação Calvário, em que o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) é réu foi mantida pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), apesar do apelo feito pela defesa do ex-governador.

A audiência vai acontecer no dia 21 de setembro, porque a Procuradoria-Geral da República deu parecer contrário ao adiamento.

Na mesma decisão do Ministro Gilmar Mendes, foi determinado que a PF entregue no prazo de 48 horas a cópia integral aos dados armazenados na paste de arquivo “Backup Iphone”, localizada no disco rígido apreendido por agentes da PF durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão no Palácio da Redenção.

O magistrado criticou a atuação do Gaeco na operação Calvário que, conforme a referida decisão, dificultou o acesso da defesa de Ricardo Coutinho as provas obtidas na investigação e rotulou de “não cooperativo” o comportamento do Gaeco.

“Causa perplexidade o fato de o Ministério Público, órgão responsável pelo controle externo da autoridade policial, afirmar não dispor de informações básicas sobre elementos de prova que subsidiaram a propositura de ação penal. Mais do que mera falha de coordenação entre instituições públicas, o que já seria suficientemente grave, o caso denota comportamento não cooperativo do GAECO, aparentemente com o objetivo de procrastinar o atendimento da ordem judicial”, diz trecho da decisão.

Redação/ExpressoPB

Comentários