Dia foi criado na década de 70, pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), para celebrar o esporte mais popular do país
Você sabia que existe uma data específica para comemorar a existência do futebol? Apesar de não ser feriado, o ‘Dia Nacional do Futebol’, no dia 19 de julho, foi criado pela então Confederação Brasileira de Desportos (CBD), na década de 70, com o intuito de celebrar o esporte mais popular do país. Mas, qual o motivo deste dia específico ter sido escolhido? O Portal T5 explica.
Origem do dia
Pioneiro do futebol no Brasil
Surgido na Inglaterra, o “football” chegou ao Brasil na mala do paulista Charles Miller, em 1894. Após passar um período na terra da rainha, o brasileiro trouxe duas bolas e um manual de instrução para propagar o esporte por todo o país.
Disseminação do esporte
O futebol passou por momentos delicados até sua disseminação. No início, apenas homens brancos e ricos podiam praticá-los. Apenas em 1920, durante o governo de Getúlio Vargas, os negros puderam jogar de forma legalizada. Na sequência, ocorreu a profissionalização do esporte, em 1933 e a primeira Copa do Mundo disputada no Brasil, em 1950.
Redação/Portal T5








