Brazilcore: Por que europeus estão ‘brincando de se vestir de brasileiros’ nas redes sociais?

Publicado em segunda-feira, julho 10, 2023 · Comentar 


Foto: Hailey Bieber / Instagram

A tendência de moda chamada de “Brazilcore”, em que estrangeiros passaram a se vestir com as cores ou com a bandeira do Brasil, não ficou restrito apenas à época da Copa do Mundo do ano passado. O estilo continua durante este verão no Hemifésrio Norte (especialmente na Europa e nos Estados Unidos).

O termo “Brazilcore” é uma das hashtags mais famosas do TikTok, com mais de 500 milhões de menções. Só a versão “Brasilcore”, por exemplo, tem 546,4 milhões.

A edição francesa da revista Vogue, publicou em junho uma reportagem chamada “Tudo o que você precisa saber sobre a tendência Brazilcore”. A matéria explica no que consiste o estilo e seu uso pelo mundo afora.

Na revista, foi elencada algumas famosas que aderiram a moda, como a cantora espanhola Rosalía, a modelo francesa Tina Kunakey, e as modelos norte-americanas Emily Ratajkowsko e Hailey Bieber, esposa do cantor Justin Bieber e filha de brasileira.

Diversos internautas brasileiros questionaram a falta de menção a personalidades e nem marcas do Brasil em um carrossel que a revista postou no Instagram.

O Brazilcore trata-se de um estilo que adota roupas e acessórios com as cores do Brasil ou símbolos que remetem à bandeira brasileira. Como se não bastasse isso, também são usados elementos que remetem ao país, como cadeiras de plástico em boteco de rua, comendo pururuca ou tirando selfie com uma latinha de Guaraná.

“É a vez do brasilcore ser a tendência mais quente deste verão. Tina! Emily! Rosália! Hailey! As cores ‘Made in Brazil’ da bandeira brasileira estão tomando conta de todas as celebridades mais modernas do momento”, publicou a revista.

 

Redação/Ginga Notícias

Comentários