No Chile, 4.500 aves e 9.000 lobos-marinhos morreram; autoridades não sabem o que está acontecendo

Publicado em sábado, junho 3, 2023 · Comentar 


Uma parte das mortes aconteceu por causa de uma gripe aviária, mas a morte de pelo menos 3.500 aves não ocorreu em decorrência dessa doença.

As autoridades ambientais investigam a morte de milhares de aves marinhas cujos corpos ficaram espalhados pela região de Coquimbo, no norte de Chile.

As estimativas de mortes de animais são as seguintes:

Pelo menos 3.500 biguás-do-guano, de dorso preto e abdômen branco, parecidos com pinguins, desde 26 de maio, segundo as estimativas do Serviço Agrícola e de Pecuária (SAG).
Cerca de 10% dos 10 mil pinguins de Humboldt, uma espécie vulnerável.
Além de 9.000 lobos-marinhos, o dobro de todos os casos registrados nos últimos 14 anos.
As mortes dos pinguins e dos lobos-marinhos é atribuída a um surto de gripe aviária que atinge todo o litoral chileno, mas os biguás-do-guano não foram contaminados por essa gripe.
O diretor do SAG em Coquimbo, Jorge Mautz, disse que é possível falar com confiança que essas mortes não foram causadas pela gripe aviária.

As autoridades investigam agora o que pode ter ocasionado a morte das milhares de aves, em um fenômeno que surpreendeu os moradores do lugar.

Para o diretor regional do SAG “algo está acontecendo no mar” que provoca a morte dessas aves que mergulham nos oceanos em busca de alimentos.

Centenas de animais foram recolhidos esta semana a poucos metros de restaurantes, hotéis e cassinos.

 

Redação/ClickPB

Comentários