Aos 57, musa dos anos 1990 compartilha selfies de ‘antes e depois’ na carreira de modelo e garante: ‘Me sinto no meu auge’

Publicado em domingo, abril 23, 2023 · Comentar 


Paulina Porizkova posta selfie antiga e faz reflexão sobre a idade (Foto: Reprodução/Instagram)

Paulina Porizkova, supermodelo tcheca e musa dos anos 1980 e 1990, gosta de propor reflexões sobre o envelhecimento da mulher e a forma com que isso é encarado na sociedade.

Em seu Instagram, a famosa de 57 anos tem compartilhado seus pensamentos a respeito da temática. Além disso, já sofreu algumas vezes com comentários depreciativos por causa de suas fotos sensuais.

Paulina Porizkova (Foto: reprodução instagram)

Paulina Porizkova (Foto: reprodução instagram)

 

Nesta terça-feira (6), em longo texto, desabafou sobre o olhar diferente que recebe agora que está mais velha, já que toda a sua vida foi sobre a sua aparência, como ela mesma escreve.

Ela publicou uma selfie de quando era uma jovem modelo e, ao lado, um clique recente, em posições parecidas, para esclarecer alguns pontos (veja abaixo). Segundo Paulina, lhe foi perguntado as seguintes questões: “Como era quando você era mais jovem por ser tão bonita? Como era quando você entrava em uma sala e as pessoas olhavam para você? Você se sentia especial? Você sente falta de toda essa atenção?”

“Eu sinto falta da atenção. Envelhecer, em nossa sociedade, quando toda a sua vida foi sobre a sua aparência – não é fácil de aceitar”, admite. Ela, então, explica que, muitas vezes, acontecia o efeito contrário, com as pessoas falando baixinho coisas ruins sobre ela e a comparando com outras modelos.

“E agora, quando finalmente aprecio o que me foi dado, é na opinião da sociedade que estou perdendo minha beleza”, lamenta. “Estou tentando ao máximo resistir às críticas de ter passado do meu auge, porque, caramba, eu me sinto no meu auge agora!”

“A combinação do meu aprendizado, amadurecimento e conquista das minhas rugas, aliada à minha aparência, acredito ser o melhor equilíbrio que já tive. Então, desculpe a todos que não podem ver e sentir que a juventude é necessária para a beleza”, finaliza Paulina.

Paulina Porizkova rebate cirurgião que sugeriu consertar seu rosto (Foto: Reprodução/Instagram)

Paulina Porizkova  (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Nos comentários, os fãs logo apareceram em peso para enaltecer a beleza natural da musa. “Ah! Você não está perdendo sua beleza. Você está linda como sempre foi”, resumiu a amiga. “Você continua me tirando o fôlego”, garantiu outra. “Fico feliz que possamos ver através do seu instagram que sua verdadeira beleza é ainda mais espetacular por dentro”, aclamou um terceiro.

Bom, e se tem alguém com propriedade para falar sobre isso é Paulina. Depois de se tornar, aos 18, a modelo mais jovem a posar para a capa da Sports Illustrated Swimsuit Edition, ela ainda foi eleita uma das 50 mulheres mais bonitas do mundo pela revista People, nos anos 90.

A ex-top model Paulina Porizkova em foto dos anos 80 (Foto: Instagram)

A ex-top model Paulina Porizkova em foto dos anos 80 (Foto: Instagram)

No final do mês passado, a musa compartilhou uma foto nua para celebrar o próprio corpo. Na ocasião, também fez uma reflexão sobre “objetificação ou celebração?”

Ao final, ela respondeu ao próprio questionamento: “Quando eu era uma jovem modelo expondo meu corpo, era porque alguém aprovava. Alguém decidiu que era para ser comemorado. Eu não sabia o suficiente para ter uma compreensão das consequências. Daí a objetivação. Agora, quando exponho meu corpo, faço-o com meu pleno conhecimento e consentimento. Por isso, celebração.”

Redação/Revista Monet

Comentários