“Meu filho não me respeita” – Veja os 7 erros na hora de dar ordens aos seus filhos

Publicado em quarta-feira, abril 19, 2023 · Comentar 


Foto Reprodução

A maioria dos pais de hoje em dia ainda carrega na memória a criação do “modo antigo” que receberam quando eram crianças.

Era normal que os adultos tratassem os mais novos como inferiores, na base da bronca, dos olhares ameaçadores e do medo. Crianças tinham que obedecer os mais velhos e não tinham direito a dar opinião.

Muitas vezes, o resultado dessa criação conservadora é um adulto com dificuldades para tomar decisões, tomar iniciativa e ter a autoestima elevada.

Por outro lado, há os que se tornam rebeldes, e desde a infância não gostavam de acatar as ordens dos pais. Seus filhos agem assim? Talvez você esteja cometendo esses erros que vai ver a seguir.

1. Pedir, ao invés de instruir seu filho a fazer uma tarefa

Aqui pode parecer contraditório, pois ao invés de pedir “se ele pode” fazer tal coisa, você deve apenas dizer o que ele tem que fazer. Isso não significa dizer de forma autoritária e agressiva, mas sim, dizer “faça tal coisa, por favor”. As crianças precisam ser orientadas sobre o que deve ser feito, de forma clara e direta. Se você der a escolha de fazer ou não, provavelmente a criança não irá fazer.

2. Deixar a criança escolher livremente

Quando não se tratar de tarefas que seu filho deve fazer, mas sim, de coisas que ele pode escolher, ajude-se a ser capaz de fazer escolhas de forma mais rápida, sem ficar enrolando. Ao invés de perguntar “qual blusa você quer vestir”, pergunte “você quer vestir a blusa verde ou a azul”? Será mais fácil para ele e para você.

3. Não fazer contato visual

Quando precisar que seu filho ouça o que você tem a dizer, sempre faça contato visual com ele. Esse contato é muito importante para manter a atenção da criança no que ela precisa ouvir e fazer. Abaixe na altura da criança e fale com ela olhando nos olhos: “arrume seu quarto, por favor”.

4. Gritar e ameaçar com castigos severos

Pode parecer uma missão impossível às vezes, mas é uma questão de hábito. Se você foi criado na base do grito e da ameaça de surra, provavelmente vai reagir assim com seu filho, quase como um instinto. No entanto, não significa que seu filho vai obedecer, tampouco que vai fazer porque o respeita ou sabe que tem uma tarefa a cumprir. Quando você grita e ameaça, a criança perde a atenção, e sentimentos negativos começam a ser liberados na mente dela.

5. Ameaçar e não cumprir

Aqui são as ameaças no sentido de dizer que vai fazer alguma coisa qualquer e não cumprir. Se por acaso você disse ao seu filho que se ele não fizesse tal tarefa, não poderia comer sobremesa, ele vai deixar de acreditar em você e não verá motivo para obedecer quando outra promessa foi feita, pois já sabe que você não cumpre.

6. Não mostrar ou explicar o que deve ser feito

Se você pedir para seu filho fazer algo que ele nunca fez, e não mostrar a ele como é que se faz, provavelmente ele vai começar a fazer outra coisa e ignorar a sua instrução. As crianças levam tudo ao pé da letra e costumam enxergar apenas o que é óbvio. Então, seja claro e demonstre o passo a passo do que deve ser feito, da forma mais simples possível.

7. Não dar um motivo para obedecer

Você pode até achar que seu filho tem que obedecer só porque sim. Mas, se quiser ter o respeito, a admiração e a cooperação dele, explique que ele faz parte dessa família e todos contam com as tarefas dele para que tudo funcione. Faça seu filho se sentir importante em casa, dê valor quando ele cumpre com as tarefas designadas a ele, e assim ele vai obedecer com prazer.

Redação/DicasOnline

Comentários