
Bruna Aguiar Machado, de 23 anos, relatou ter sofrido um AVC (acidente vascular cerebral). Em uma sequência de vídeos publicados em seu perfil de uma rede social, a jovem contou sobre o ocorrido e fez um alerta para que as pessoas procurem um hospital assim que começarem os sintomas.
Ela contou que no dia 12 de novembro de 2022, enquanto realizava um treino na academia, começou a passar mal, sentindo tontura forte. “Eu normalmente sinto tontura, porque tenho pressão baixa e tenho problema no labirinto. Normalmente quando sento, ela passa, mas dessa vez não passou”. Bruna começou a perder os sentidos e ficou em pânico. Ela foi até o banheiro porque começou a ter enjoo e se deitou no chão até se sentir bem.
No fim da tarde, ela começou a passar mal de novo. “Me deu tontura, visão toda branca com umas bolinhas, fiquei uma hora assim até voltar a me sentir bem. Depois fui até a casa de uma amiga, como se nada tivesse acontecendo e lá comecei a sentir uma forte dor nas costas”, disse. O incômodo irradiou até o braço e o pescoço. “O braço formigava muito, subia para a cabeça e formigava o pescoço e a cabeça.”
Bruna foi até o pronto-socorro, mas não foi diagnosticada com nada, que poderia ser dor muscular. Durante dois dias ela sentiu dor no pescoço e de cabeça. “Fiquei tomando analgésico, mas na madrugada de segunda para terça meu braço queimava, meu olho começou a doer e não conseguia mais engolir. Achei que ia morrer engasgada”.
A jovem contou que ficou cuspindo em um saquinho porque não conseguia engolir mais. O rosto inchou e seu olho ficou um pouco caído. Ela voltou ao pronto-socorro à noite. A suspeita, dessa vez, era esclerose múltipla e ela foi internada. Ao fazer os exames, diagnosticou-se um AVC.
“Para mim, AVC era uma coisa que só dava em pessoas mais velhas e era algo com que você morre [sic], muito grave. Quando falou ‘você teve um AVC’, eu entendi que eu morri. Foi um susto muito grande.”
“Foram seis dias de UTI, mais um e meio no quarto, mas agora já está tudo bem. Tenho que tomar muito cuidado, ficar um mês de repouso”, disse. Ela está tomando anticoagulante e remédio para dor, por causa da queimação.
Redação/Pragmatismo Político





