
ERRATA: Malhação do Judas em Capim com caricatura do prefeito é de 2020; fonte induziu EXPRESSO ao erro
Um boneco do prefeito Tiago Lisboa foi confeccionado e colocado, amarrado pelo pescoço, em uma arvore, em Capim, cidade do Vale do Mamanguape, para a malhação do Judas da Semana Santa.
A “malhação de Judas” é tradição vigente em diversas comunidades católicas, que foi introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. Acontece, geralmente, na madrugada da sexta para o Sábado de Aleluia e simboliza a morte de Judas Iscariotes.
Consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos ou jornal, pelas ruas e atear fogo a ele, normalmente ao meio-dia, mas em alguns locais o boneco é arrastado pelas ruas ainda pela madrugada.
No Brasil é comum enfeitar o boneco com máscaras ou placas com o nome de políticos, técnicos de futebol ou mesmo personalidades.
Um vídeo circula pela internet com o prefeito caricato e muitos são os comentários na cidade. O argumento para justificar o fato de Tiago Lisboa ser “malhado” como o judas desse ano é que diferente das cidades da região, o prefeito Tiago não teria distribuído o tradicional peixe da semana santa.
Ainda conforme o vídeo, a confecção do Judas teria sido feita pela população da comunidade rural de Olho D’água.
Até a manhã deste sábado (08) nem o prefeito e nem sua assessoria havia se pronunciado.
Redação/ExpressoPB





