Paraíba reduz número de assassinatos no primeiro trimestre de 2023

Publicado em quarta-feira, abril 5, 2023 · Comentar 


Uma média 2,9 assassinatos foram registrados por dia, na Paraíba, nos primeiros 90 dias de 2023. Apesar desse número, o primeiro trimestre deste ano registrou um número 10% menor de assassinatos em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do relatório divulgado pelo Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace), da Secretaria de Segurança e da Defesa Social do estado (Sesds).

Nestes três primeiros meses, foram contabilizados cerca 265 casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), ou seja, homicídios dolosos ou qualquer outro crime que resulte em mortes. Em 2022, foram registrados 294 assassinatos do mesmo tipo.

No recorte somente do último mês, março, em 2023 também houve uma redução de 10% com os mesmos meses traçando paralelo com os últimos dois anos.

Também de acordo com o relatório, algumas regiões do estado estão com redução em relação a crimes contra a vida, como na zona sul de João Pessoa e também em Patos, no sertão da Paraíba, com 18 ocorrências a menos. Em Santa Rita são 15 ocorrências a menos.

“Iniciamos o ano com um janeiro com mais ocorrências, contudo nossas ações pautadas em análise criminal, Inteligência policial, prevenção e repressão qualificadas, mostram o resultado de redução dos assassinatos de 22% em fevereiro, 10% em março, totalizando 10% ao final do primeiro trimestre, seguindo a tendência de queda que a Paraíba apresenta ano a ano”, disse o secretário Jean Nunes.

Além disso, a média desse tipo de crimes na Paraíba é a segunda menor considerando a taxa por 100 mil habitantes em relação aos outros estados nordestinos.

Redação/G1 PB

Comentários