Casal brasileiro viaja o mundo alimentando cães que vivem na rua e fazendo amigos

Publicado em sábado, abril 1, 2023 · Comentar 


O Projeto Mundo Cão, do casal brasileiro Sérgio e Eleni, está viajando o mundo alimentando cachorrinhos. Virou um novo estilo de vida! Fotos: Reprodução/Projeto Mundo Cão.

8 anos na estrada, 24 países visitados e muita história pra contar! Hoje você vai conhecer o Projeto Mundo Cão, um projeto super bacana de um casal brasileiro que decidiu morar no mundo! Os dois viajam pelos países alimentando cachorrinhos de rua e experimentando novas experiências de vida. Fica com a gente que eles tem uma mensagem super bacana pra você!

O que começou como uma simples viagem com data de retorno, se transformou em algo muito maior! O Projeto Mundo Cão não é só sobre ajudar bichinhos de rua, o casal Sergio Medeiros e Eleni Alvejan caiu na estrada e hoje não tem endereço fixo. Onde eles moram? Por aí, bebê!

Os dois moravam na região do ABC Paulista, e costumavam fazer trabalho voluntário com pessoas em situação de rua, depois decidiram viajar. “Começamos o projeto com um período sabático que deveria ser de 1 ano, mas logo depois de 3 meses já sabíamos que não teria data de retorno. Tem muita coisa ainda pra viver, muitos amigos para fazer e novas experiências esperando”, afirmou Sérgio Medeiros em entrevista ao Só Notícia Boa.

O Projeto Mundo Cão

O Projeto Mundo Cão hoje é muito maior e apesar do nome, se tornou um estilo de vida.

Já foram mais de 20 países ao  redor do mundo e milhares de cachorrinhos ajudados, mas o casal disse que o propósito do projeto é ir além das iniciativas de alimentar os bichinhos. Se trata de buscar algo melhor em suas próprias vidas, a busca pela felicidade!

Sergio e Eleni uniram a felicidade e o amor por alimentar os cachorrinhos ao longo do caminho.

“Sempre tivemos certeza de que exista tanta coisa maravilhosa fora da bolha que construímos ao longo de nossa vida, não que seja errado viver nessa bolha, mesmo porque cada um é feliz de uma forma, mas os que se atrevem a entrar por essa porta, podem viver experiências maravilhosas que não tem como explicar!”, explicou.

Eles estão viajando numa Land Rover Defender 110 e no momento estão na Inglaterra. A ideia é rodar todo o globo com o carro.

Histórias marcantes

Esses 8 anos de estrada renderam muitas histórias! “É difícil falar disso, foram tantas, boas ou ruins. Caixas e sacos de filhotes jogados pela estrada que ajudamos a encontrar uma família, uma cachorrinha sem os dois olhos que viva como se não os tivesse perdido e era linda!”, contou Sergio.

Para eles, o mais marcante não são as experiências em particular, mas o olhar de agradecimento de um cão, a alegria de ter algo para comer e receber amor e carinho. Eu to chorando!!!

“Um fato marcante que acontece com frequência é sempre que alimentamos um cão e acampamos, ele dorme embaixo do nosso carro e nos protege durante a noite, como uma troca, quando acordamos eles já estão na porta do nosso carro com o rabinho abanando e esperando carinho”, disse Sérgio. Que fofura, meu Deus!

Perrengues também!

Apesar de certas dificuldades, o Sérgio e Eleni tentam enxergar os perrengues de maneira diferente! “Foram alguns perrengues, mas isso depende da importância que você dá para o problema, a gente tenta absorver da melhor forma cada um deles. Já tivemos algumas falhas mecânicas e já entraram no carro e roubaram tudo por duas vezes”, disse o homem.

O que preocupa o casal são os possíveis problemas de saúde, uma vez que esses possam impossibilitar o casal de seguir adiante. De resto, para eles, são apenas eventos!

“A Eleni costuma dizer que “o que se resolve com dinheiro não é problema”. Não é que a gente tenha sobrando (muito pelo contrário), mas sabe aquela história do que não te mata fortalece? É assim que vamos aprendendo a cada dia!”, ressaltou Sérgio.

O Futuro

Os dois afirmam que o primeiro ciclo do projeto foi concluído com sucesso, viajar até o Alaska alimentando cães. Agora, eles continuam na estrada e em busca de mais bichinhos para alimentar, muitos amigos a serem feitos e uma mensagem de vida para passar.

Quando questionados se têm vontade de se estabelecerem em um local fixo novamente, os dois são bem firmes ao responder: “Não! E acredito que isso não vai mudar durante muitos anos!”.

A mensagem

Sérgio e Eleni ainda fizeram um pedido inusitado. Os dois deixaram essa uma mensagem:

A mensagem não é está no fato da viagem ser ajudando cães, mas sim fazer algo diferente que vale a pena ser vivido! Mudar! Tomar decisões diferentes e fazer coisas diferentes para que os resultados não sejam sempre os mesmos!

As pessoas se acostumam com esse conforto que criamos no dia-a-dia e tem medo de mudar. É um falso sentimento de segurança que afunda a vinda. Aprendemos que é justamente no desconforto de situações várias e inusitadas onde a mudanças realmente acontecem. Podem ser boas ou ruins, mas o fato de arriscar em algo novo já vale a pena.

Tudo na vida é uma troca, nós pagamos de forma diferentes pelas nossas escolhas. Nada é de graça, mas podemos dizer com 100% de certeza que valeu cada segundo vivido dessa forma.

Não temos segurança do que vai acontecer no nosso futuro. Não temos aposentadoria, não temos trabalho fixo, não temos renda mensal suficiente para viver sem trabalhar, não temos filhos que possam nos garantir uma ajuda qualquer, não temos plano de saúde e soma-se isso a que já estamos na casa dos 50!

O que temos é coragem de desafiar a vida fazendo a pena cada dia vivido. Nós sabemos que podemos pagar um preço algo no futuro, mas posso garantir que esses 8 anos vividos dessa forma, nos desafiando, valeram por uns 40, e no final a balança sempre vai pesar mais pro lado da felicidade real!

A vida é um aprendizado, todos sabemos disso. Viva a vida. Deixe melhor. Absorva sempre o melhor.

Eu costumo dizer sempre: o tamanho do seu sorriso vai definir o seu dia. Sorria!

Sérgio Medeiro e Eleni Alvejan – Projeto Mundo Cão.

Onde estão agora

Sérgio e Eleni seguem sendo felizes da maneira como imaginaram!

Hoje o casal está na Inglaterra. Eles planejam conhecer alguns países europeus, africanos e depois Ásia.

Como ajudar?

Quer ajudar o Projeto? Siga o casal nas redes sociais!

Eles estão documentando todos os passos da viagem em um canal no Youtube, além de já ter um Instagram e um site.

Quero todo mundo seguindo eles, viu? Vumbora!

\

Sérgio e Eleni concluíram o primeiro clico do projeto chegando no Alaska. Foto: Reprodução/Projeto Mundo Cão.

Sérgio e Eleni concluíram o primeiro clico do projeto chegando no Alaska. Foto: Reprodução/Projeto Mundo Cão.

Muitos bichinhos já foram alimentados pelo casal ao longo dos 8 anos de estrada. Mas para Sérgio e Eleni, o mais importante são as novas experiências vividas a cada dia! Foto: Reprodução/Projeto Mundo Cão.

Muitos bichinhos já foram alimentados pelo casal ao longo dos 8 anos de estrada. Mas para Sérgio e Eleni, o mais importante são as novas experiências vividas a cada dia! Foto: Reprodução/Projeto Mundo Cão.

Redação/ Só Notícia Boa 

Comentários