Após abandono da mãe, pai surpreende os filhos usando vestido em festa do Dia das Mães na escola

Publicado em sábado, abril 1, 2023 · Comentar 


Sam não queria que os filhos se sentissem excluídos na festa organizada pela escola, e achou que seria melhor se tentasse levar a situação com humor.

Direitos autorais: reprodução Facebook/ Kornpat Ae Sukhon

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta mais de 11 milhões de mulheres responsáveis pelo lar, incluindo o cuidado integral dos filhos, sendo 63% abaixo da linha da pobreza. Os números nos mostram, com clareza, que a economia do cuidado fica, majoritariamente, a cargo das mulheres.

A notícia de que um pai solo apareceu em um evento ou fez trabalhos considerados básicos e mínimos no cuidado e na criação dos filhos toma conta da mídia, principalmente aquela compartilhada em grupos de aplicativos de mensagens. E isso é compreensivo. No Brasil e no resto do mundo, quando um pai assume a guarda unilateral dos filhos, é considerado tão anormal e diferente, que acaba sendo considerado “motivo de orgulho”, ainda que só esteja fazendo o mínimo que as mulheres fazem há muitos anos.

Na Tailândia, o caso de Chatchai “Sam” Panuthai, um pai que foi fotografado na escola dos filhos usando vestido, chamou a atenção do mundo. Segundo reportagem do Inside Edition, Sam tinha se separado fazia pouco tempo da esposa e mãe das duas crianças, a qual se mudou para a Europa, deixando-as sob seus cuidados.

Na rotina das crianças, Sam ficou sabendo que a escola estava perto de comemorar o Dia das Mães com um típico evento, um dos maiores da instituição, em homenagem a elas, então, para que os meninos não se sentissem excluídos, ele teve a ideia de participar da comemoração usando bom humor.

Screenshot 4

Direitos autorais: reprodução Facebook/ Kornpat Ae Sukhon

Sam, de vestido, chegou ao evento, deixando os meninos orgulhosos e felizes, sabendo que participariam da festa e que estavam perto de alguém que lhes demonstrava carinho o tempo inteiro.

Durante o evento, Ae Sukhom capturou o momento especial e compartilhou em seu Facebook, fazendo com que as imagens ultrapassassem milhões de visualizações, mais de 13 mil curtidas e 51 mil compartilhamentos. O caso aconteceu em 2018, mas é reavivado nas redes sociais, principalmente quando estamos próximos do Dia das Mães ou dos Pais. “Ele queria que as crianças não se sentissem excluídas porque a mãe as havia deixado”, disse a mulher na rede social.

A forma impressionante como pais se esforçam para ver os filhos bem, principalmente em momentos delicados da vida, como uma separação, mostra-nos como a sociedade está carente de bons exemplos. Momentos como esse deveriam ser naturalizados, a ponto de nem sequer serem considerados novidades para a mídia ou o público.

Screenshot 6

Direitos autorais: reprodução Facebook/ Kornpat Ae Sukhon

Muitas pessoas se inspiraram na amorosidade do pai e contaram nos comentários que agiram de maneira parecida com os filhos, tentando melhorar seus dias, cuidar de suas imaginações e sempre se fazer presentes. A maternidade e a paternidade são funções muito importantes no tecido social, ainda que infelizmente não recebam o reconhecimento que merecem, porque auxiliam na formação do futuro populacional de um país.

Screenshot 7

Direitos autorais: reprodução Facebook/ Kornpat Ae Sukhon

Se hoje sabemos cuidar de nossa casa, higienizar-nos corretamente, preparar um alimento, cuidar de outras pessoas, trabalhar, bem como outras milhares de coisas que fazemos no dia a dia, é porque alguém se desdobrou para nos ensinar na mais tenra idade. Pais, mães e responsáveis precisam ser aplaudidos diariamente.

Redação/OAmor

Comentários