Apenas 11 minutos de caminhada diária evitam morte precoce. Sabia?

Publicado em sábado, abril 1, 2023 · Comentar 


Seja o que for, o importante é se movimentar um pouquinho todos os dias. – Foto: Pixabay

Tão pouco tempo que pode mudar sua vida! Uma simples caminhada de apenas 11 minutos todos os dias da semana pode diminuir as chances de morte precoce dos indivíduos.

É o que descobriu um novo estudo feito no Reino Unido. Segundo os pesquisadores das Universidades de Cambridge e de Belfast, 77 minutos de atividade física vigorosa por semana podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares em 17% e de câncer em 7%. Que maravilha!

O estudo publicado no British Journal of Sports Medicine é uma alternativa ao tempo médio proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Então, não adianta falar mais que está sem tempo, hein!

Novo estudo

Em uma revisão dos materiais científicos publicados até hoje sobre a relação entre atividade física e doenças cardíacas, os pesquisadores estudaram mais de 196 artigos, incluindo mais de 30 milhões de participantes de 94 grandes coortes.

O estudo constatou que dois em cada três indivíduos relataram níveis de atividade abaixo de 150 minutos por semana, outro dado apontado é que menos de uma em 10 pessoas conseguiu manter o ritmo de mais de 300 minutos semanais.

No entanto, embora os benefícios para a saúde sejam proporcionais ao tempo dedicado ao exercício físico, a metade do recomendado pela OMS reduziu em 23% o risco de mortalidade precoce, o que equivale a caminhar apenas 11 minutos por dia!

“Se você é alguém que acha a ideia de 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana um pouco assustadora, nossas descobertas devem ser boas notícias”, afirmou Soren Brage, um dos pesquisadores do estudo.

Atividade física

Todo mundo sabe que para se manter saudável é preciso exercitar não só a mente, mas também o corpo. Com a nova descoberta do estudo, aqueles que não tinham bastante tempo para se dedicar às atividades físicas também poderão ser beneficiados.

“Fazer alguma atividade física é melhor do que não fazer nada. Esse também é um bom ponto de partida — se você achar que 75 minutos por semana é administrável, tente intensificá-lo gradualmente até a quantidade total recomendada”, afirmou Soren.

Entre as atividades que fortalecem a frequência cardíaca, o pesquisador listou: a dança, caminhada, andar de bicicleta, jogar tênis entre muitos outros, todos podem ajudar a evitar a morte precoce!

Para o pesquisador, os exercícios de intensidade moderada são os melhores para reduzir problemas futuros, como é o caso das doenças cardiovasculares. E aí, já se movimentou hoje?

A caminhada vai te deixar menos estressado e ansioso. Ao se exercitar próximo da natureza, os pensamentos se focam na prática do exercício e a negatividade tende a ser reduzida. Foto: Reprodução/Sami Saúde.

A caminhada vai te deixar menos estressado e ansioso. Ao se exercitar próximo da natureza, os pensamentos se focam na prática do exercício e a negatividade tende a ser reduzida. Foto: Reprodução/Sami Saúde.

Redação/ New York Times.

Comentários