Sorria! Risadas fazem bem para a saúde física, mental e emagrecem!

Publicado em sexta-feira, março 31, 2023 · Comentar 


Foto Reprodução

Rir é o melhor remédio mesmo! Estudos científicos mostram que as risadas fazem bem e têm impacto significativo no nosso bem-estar físico e emocional. Elas ajudam a aliviar o estresse, a estimular nosso sistema imunológico e até a emagrecer, sabia?

Uma pesquisa da Universidade Médica de Fukushima, Japão, aponta que rir faz uma diferença considerável no bem-estar e na qualidade de vida da gente. O estudo publicado na BMC Geriatrics, uma famosa revista científica, usou humoristas para analisar homens e mulheres adultos e idosos durante três meses.

O estudo foi feito com 230 pessoas para ver o resultado do riso no cotidiano delas e observou mudanças incríveis de rotina e dos hábitos diários. Os resultados vão te surpreender! Veja abaixo!

Rir é o melhor remédio sim!

Os participantes, que eram maioria feminina e tinham entre 43 e 79 anos, foram divididos em dois subgrupos. O primeiro grupo tinha encontros de yoga e participava de atividades com um comediante. Já o segundo, não teve alterações significativas em suas rotinas.

Após três meses, o estudo apontou que o primeiro grupo, aqueles que tinham os encontros com o comediante, apresentou uma melhora grande na parte física e emocional.

Além da redução do estresse, os pesquisadores concluíram que indivíduos do grupo 1 tiveram aumento significativo do otimismo e até mesmo uma subtração do peso corporal. (Vou andar rindo a toa por aí! Será que perco uns quilinhos? )

Benefícios para do riso para mente e corpo

Uma vez provado que risadas fazem bem para nosso físico e emocional, que tal conhecer 8 benefícios do sorrisão no nosso cotidiano?

  • Melhora seu bem-estar

Rir vai te ajudar a reduzir sensações negativas, como tristeza, raiva e ansiedade. Ao provocar uma sensação de relaxamento no corpo, a risada vai aliviar as tensões causadas pelo estresse. Ademais, a ciência já comprovou que rir libera endorfina e serotonina, influenciando diretamente no bem-estar do indivíduo.

  • Exercita o corpo

Sim, é possível exercitar o corpo enquanto ri! Ao sorrir, nosso corpo exercita cerca de 12 músculos. Quando você está gargalhando, esse número é maior ainda! Ao rir, você pode mover até mesmo os pés, e é por isso que o sorriso e gargalhada serve para ativar várias partes do corpo!

  • Reduz a pressão arterial

Sorrir também pode diminuir a pressão arterial. Dúvida? Então faça o teste! Caso você tenha um medidor de pressão arterial em casa, monitore sua pressão antes e depois de sorrir, você vai se surpreender!

  • Estimula o sistema imunológico

Rir ajuda na produção de imunoglobulina. Ela é responsável por proteger nosso corpo contra infecções que afetam diretamente o sistema respiratório. Rir é o melhor remédio, tudo agora faz sentido!

  • Causa reações positivas no coração

Muito bom partilhar aquela gargalhada gostosa com quem a gente ama, né? O riso aumenta o fluxo sanguíneo e o ato protege contra problemas cardiovasculares.

  • Aumento no otimismo

Rir relaxa e aumenta o otimismo! Levar a vida com mais leveza e gargalhadas pode ser o segredo para diminuir o estresse e aumentar o comportamento benéfico do corpo.

  • Medicamento natural

Para o antropólogo e psicólogo inglês Robin Dunbar, rir é um aliado no controle das dores. As risadas liberam endorfina, analgésio natural produzido pelo nosso corpo. Na pesquisa desenvolvida pelo cientista, rir diminuiu próximo de 10% da sensação de dores nos pacientes.

  • Combate ansiedade

Rir é um ótimo remédio para ajudar no combate e controle da ansiedade. Ao sorrir, liberamos substância ligadas diretamente ao fortalecimento do nosso sistema imunológico, impactando diretamente a maneira como nosso corpo lida com a ansiedade.

Agora que você já sabe o tanto de benefícios que as risadas causam no nosso físico e emocional, que tal começar a gargalhar por aí? Nosso site tem inúmeras notícias boas que vão te ajudar nisso! Afinal, te fazer sorrir e se manter otimista é a missão do Só Notícia Boa, e a gente adora o que faz!

Além de reduzir o estresse, rir pode aliviar pressão arterial e aumentar as defesas do nosso corpo. Vamo rir, meu povo! Foto: Reprodução/Paguemenos.

Além de reduzir o estresse, rir pode aliviar pressão arterial, aumentar as defesas do nosso corpo e emagrecer. Bora rir, meu povo! Foto: Reprodução/Paguemenos.

Redação / National Library of Medicine

Comentários