SIGA-NOS

Casal projeta forno solar para cozinhar sem gás nem energia elétrica

Foto Reprodução

Já falamos aqui sobre um projeto de fogão solar criado por estudantes da USP para ajudar na economia de gás e produzir menos poluentes. Agora, o casal cearense Marina e Michel projetaram um forno solar 100% sustentável que parece uma simples caixa de papelão.

Marina e Michel, que já somam mais de 50 mil seguidores no Instagram, apresentaram o projeto que promete cozinhar de tudo um pouco apenas utilizando a energia solar, sem gastos com gás nem energia elétrica.

“Nessa caixa a gente faz a nossa comida”, explica Marina em um vídeo compartilhado no Instagram. “Esse é o forno solar do meu pai, e ele usa tanto que aqui em casa temos 2”.

“O tempo que a comida fica no forno depende do tipo de alimento e de como está o sol naquele dia. Obviamente, quanto mais sol e calor, melhor. E como meus pais moram no Ceará, isso não é um problema”, explicou Marina.

“Comidas como arroz, peixe, carne, legumes, frango e até feijão não precisam de tanto tempo quanto o pudim pra ficar no forno. E como o forno solar não queima a comida, meu pai coloca mais ou menos às 7 da manhã, vai cuidar de outros afazeres e trabalhos, e na hora do almoço tira do forno, onde está tudo prontinho e delicioso”, completou.

A designer também deixou claro que eles não criaram o conceito do forno solar, pois é algo que já existe há bastante tempo. Inclusive, este forno que usam foi inventado pelo pai dela, há 8 anos.

Com a repercussão do primeiro vídeo, Marina e a família fizeram outro para explicar em mais detalhes como é que o forno solar funciona e, quem sabe, levar o projeto adiante para se tornar um produto comercializável. Assista abaixo:

 

Redação/Razões Para Acreditar

Comentários