Nelson Piquet é condenado a pagar R$ 5 milhões por comentários racistas contra Lewis Hamilton

Publicado em domingo, março 26, 2023 · Comentar 


“Esta ofensa é intolerável”, disse o juiz Pedro Matos de Arruda

A 20ª Vara Cível de Brasília (DF) condenou o piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet a pagar uma indenização de R$ 5 milhões por comentários racistas e homofóbicos contra o piloto Lewis Hamilton, em novembro de 2021.

De acordo com o juiz Pedro Matos de Arruda citou que as falas de Nelson Piquet não podem ser desprezadas. “Esta ofensa é intolerável. Mais ainda quando se considera a projeção que é dada quando é uma pessoa tão reconhecida e tão admirada como o réu. Assim, tenho que o dano moral coletivo está caracterizado, porque houve ofensa grave aos valores fundamentais da sociedade”, escreveu.

Em suas declarações, Piquet também ofendeu os competidores Keke e Nico Rosberg. “O Keke? Era uma b… Não tinha valor nenhum”, afirmou. “É que nem o filho dele [Nico]. Ganhou um campeonato. O neguinho [Hamilton] devia estar dando mais c… naquela época e ‘tava’ meio ruim”, continuou.

Segundo a agência de notícias AFP, o ex-piloto pediu “desculpas de coração a todos que foram afetados”. “Foi mal pensado, e não vou me defender disso, mas quero esclarecer que o termo é ampla e historicamente usado de forma coloquial na língua portuguesa como sinônimo de ‘pessoa’ ou ‘cara’, e não foi usado com intenção de ofender”.

 

Redação/WSCOM

Comentários