SIGA-NOS

Globo Repórter embarca no sertanejo, estilo musical mais tocado no Brasil; veja a íntegra

Foto Reprodução

O Globo Repórter desta sexta-feira (17) embarcou no estilo musical mais tocado no Brasil: o sertanejo. O programa acompanhou as histórias de quem trilha o caminho do reconhecimento – sozinho ou em duplas. O repórter Fábio Castro mostrou como se constrói um ídolo, como nasce um hit sertanejo, os cuidados com a imagem e a voz dos artistas, a vida de quem se divide em duas profissões em busca da fama e a geração que faz sucesso nos palcos e nas redes sociais.

O ritmo da sofrência embala a batida de muitos corações. Entenda por que Goiânia se tornou a capital da música sertaneja. O programa é uma co-produção com a TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás e no Tocantins.

Para chegar ao sucesso que é hoje, foi preciso que, na década de 1950, a canção caipira incorporasse o bolero mexicano, a country music dos EUA, o chamamé argentino e a guarânia paraguaia. Uma mistura que começou pelo interior de São Paulo, passou por Minas Gerais e desembarcou em Goiás.

A música sertaneja representa um mercado divertido e lucrativo para a economia. Em Goiânia não tem mar, mas tem bar. E o público tem o costume de sair à noite para se divertir ao som do ritmo sertanejo. O setor de bares e restaurantes emprega cerca de 70 mil pessoas por ano, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Roupas de artistas em empresa de personal stylist — Foto: Globo Repórter
Roupas de artistas em empresa de personal stylist — Foto: Globo Repórter

Para o artista ser o centro das atenções, o visual conta muito. A moda caipira deu lugar a um estilo que mistura elementos do rock n’roll com o do cowboy americano. Modernidade veio junto com o trabalho do personal stylist, profissional do qual os artistas não abrem mão.

Maris Tavares, uma das primeiras consultoras de moda para sertanejos, repaginou o visual de Cristiano Araújo, morto em 2015. Já passaram por ela artistas como Lucas Lucco, Bruno e Marrone, Naiara Azevedo e Maiara e Maraísa. Hoje, ela comanda uma agência de produção visual de talentos, com uma equipe de 12 profissionais, entre jornalistas, cabeleireiros, maquiadores, estilistas e fotógrafos.

 

Comentários