VEJA: Estudantes constroem casa modular e desmontável de madeira

Publicado em domingo, março 19, 2023 · Comentar 


Foto Reprodução

Uma casa foi construída ao longo de dez semanas por 12 alunos de arquitetura e engenharia de Londres, em diferentes estágios de formação. O modelo construtivo é baseado em um sistema modular de madeira.

Apelidada de Nest House, a residência foi projetada pelo Studio Bark, que possui um programa de ensino de técnicas construtivas, o No Building As Usual. Foi através dele que os estudantes foram escolhidos para participar da “imersão”: os alunos acamparam no local da construção – vivendo e trabalhando juntos. Ou seja, aprenderam na prática sobre design e arquitetura sustentável, além de práticas alternativas de trabalho.

O programa da Studio Bark incluiu sessões de mentoria com líderes da indústria e workshops em grupo sobre tópicos que iam desde sustentabilidade até igualdade, diversidade e inclusão. Com a união de teoria e prática, nasceu a Nest House.

Acessível

A residência térrea totalmente acessível atende às necessidades de um casal de idosos aposentados, clientes do projeto, sendo que um deles possuía demandas específicas como pessoa com deficiência, além também do desejo de habitar em um lar ecológico.

Entre as medidas para garantir a acessibilidade, todas as soleiras são niveladas e todas as janelas são basculantes, o que facilita a abertura mesmo o proprietário usando cadeira de rodas.

Sistema inovador

A estrutura da casa é baseada no U-Build, um sistema de construção modular em madeira desenvolvido pelo escritório Studio Bark. O modelo é composto por um kit plano de peças de madeira compensada que podem ser encaixadas para formar um edifício que pode ser facilmente desmontado e reutilizado.

No caso da Nest House, além das peças de madeira, a casa de baixo impacto ambiental possui fundação de madeira recuperada e de um sistema reutilizável fabricado a partir de plástico reciclado, o Jackpad. Já dormentes recuperados (peças colocadas transversalmente à via férrea) foram usados ​​como muros de contenção. Sendo totalmente livre de concreto e aço estrutural, a estrutura é totalmente desmontável e reutilizável.

casa de madeira
Foto: Studio Bark

A residência ainda é coberta com um telhado verde e painéis solares, garantindo a produção limpa de energia para a demanda doméstica. Outro ponto interessante é que a planta é organizada em torno de um terraço central, o que ajuda a maximizar a iluminação natural e a ventilação cruzada passiva.

Como foi instalada em uma área rural de Herefordshire, no Reino Unido, a casa modular de madeira é parcialmente rebaixada para se encaixar na paisagem, reduzindo seu impacto visual no local e privilegiando a vista para o Vale do Wye, localizado entre o leste do País de Gales e oeste da Inglaterra.

O projeto paisagístico ainda inclui a introdução de um pomar, um prado de flores silvestres e uma iluminação externa reduzida ao mínimo para garantir a sensibilidade à vida selvagem.

casa de madeira
Foto: Studio Bark
U-build
Foto: Studio Bark

casa u-buildFoto: Studio Bark

Da Redação
Com Ciclo Vivo 

Comentários