Prefeitura de Sapé empata com João Pessoa e fica em 2º lugar entre gestões mais transparentes do Estado

Publicado em quarta-feira, março 15, 2023 · Comentar 


Em uma nova análise do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), Sapé passou a ocupar o 2º lugar no ranking de transparência entre os municípios da Paraíba, com a mesma pontuação que a Prefeitura de João Pessoa, que figura na liderança com a 1ª posição.

A avaliação foi feita na última segunda-feira (13) e garantiu 495 pontos ao portal da Prefeitura, chegando perto da pontuação máxima de 545 pontos e 90,83% de eficiência dos dados expostos. O levantamento é feito pelo Robô Turmalina, que utiliza Inteligência Artificial para analisar os Portais de Transparência e avaliar informações.

Conforme o relatório do TCE, a pontuação leva em consideração requisitos como instrumentos de planejamento, processos licitatórios, contratos, convênios, receita orçamentária, despesas e outros.

De acordo com a titular da Controladoria Geral do Município, Martha Melquíades, essas avaliações são feitas de maneira frequente pelo órgão, que atribui a nota conforme as informações estabelecidas. “Em uma das últimas avaliações, estávamos na 5ª posição, e agora subimos e empatamos com João Pessoa. Isso mostra que o portal é uma ferramenta útil de transparência, um instrumento para  a população”, pontuou.

O prefeito Major Sidnei destacou o empate com a Prefeitura da capital paraibana, que obteve a mesma pontuação. “Superamos cidades como Campina Grande, Cabedelo, Cajazeiras e Santa Rita. Isso mostra que o Portal da Prefeitura realmente é eficiente e com nossa organização e esforço, ultrapassamos algumas metrópoles”, comemorou.

Da Redação
Com Secretaria de Comunicação – Sapé 

Comentários