Mulher revela que foi impedida de fazer equitação por causa do peso: “Fui ridicularizada”

Publicado em segunda-feira, março 13, 2023 · Comentar 


Foto: Reprodução

Sem mencionar o nome da modelo e influenciadora, o rancho publicou um pedido de desculpas a “qualquer um que a tenha ofendido”, mas muitos acreditam não ser suficiente.

A gordofobia se caracteriza pela aversão a pessoas gordas e preconceito contra elas. Essas práticas, geralmente iniciadas na infância, podem acompanhar a vítima até a idade adulta e impactar negativamente a forma como ocupa os espaços e se enxerga diante do mundo. Junto com os padrões de beleza e com a falta de informação, carrega-se o estigma de que ser gordo é sinônimo de descuido com a saúde.

Mas, por trás desse discurso fantasiado de cuidado, grande parte da comunidade médica e de demais agentes da sociedade tratam os indivíduos acima do peso com aversão, nojo ou repulsa, colocando-os em situações humilhantes. Um estudo canadense publicado em 2019 mostra que 18% dos médicos relataram sentir nojo de pacientes gordos e 33,3% disseram se sentir frustrados com os casos de obesidade deles.

Além de afetar a saúde mental, a gordofobia faz com que pacientes obesos recebam diagnósticos tardios de doenças, já que o receio de frequentar consultórios médicos é constante. Não é apenas dentro da comunidade médica que o preconceito existe, a modelo e influenciadora Remi Bader, considerada uma estrela do TikTok, publicou um vídeo denunciando um rancho nos Estados Unidos por gordofobia.

Segundo reportagem da NBC, o Deep Hollow Ranch, em Montauk, Nova Iorque, não teria permitido que a famosa montasse em nenhum dos cavalos por conta do seu peso. A jovem compartilhou a denúncia no TikTok, num vídeo com mais de 2 milhões de visualizações, explicando que já tinha andado a cavalo em outras ocasiões e que isso nunca tinha acontecido.

2 Mulher revela que foi impedida de fazer equitacao por causa do peso Fui ridicularizada

Direitos autorais: reprodução Instagram/ @remibader

Nos stories do Instagram, a jovem explicou que nunca quis prejudicar uma empresa pequena, mas que entrou em choque com o tratamento recebido no rancho. Segundo Remi, ela optou por compartilhar a história em suas redes sociais não porque foi impedida de montar nos cavalos, mas porque foi ridicularizada pelo proprietário na frente de todos, tratada de maneira humilhante, por isso se sentiu impelida a compartilhar sua experiência.

3 Mulher revela que foi impedida de fazer equitacao por causa do peso Fui ridicularizada

Direitos autorais: reprodução Instagram/ @remibader

Sua péssima impressão do local foi reiterada momentos mais tarde, quando um funcionário do rancho compartilhou um vídeo em seu perfil pessoal do TikTok, deixando claro que eles não queriam pessoas gordas no rancho. O suposto rapaz ainda respondeu ao vídeo da modelo usando termos pejorativos para explicar que apenas pessoas magras praticavam equitação no estabelecimento.

Posicionamento da empresa

No Facebook, o rancho compartilhou um pedido de desculpas genérico, explicando que quem compartilhou aquela resposta no TikTok tinha sido um funcionário adolescente e que a empresa não compactuava com a linha de pensamento do rapaz. Além disso, os proprietários pediram desculpas a “qualquer um que tenham ofendido”, sem citar o nome da modelo e influenciadora, reforçando que não concordam com nenhuma parte da resposta do empregado.

4 Mulher revela que foi impedida de fazer equitacao por causa do peso Fui ridicularizada

Direitos autorais: reprodução Facebook/ Deep Hollow Ranch

O rancho possui dois sites, um tratado mais como blog e o outro contendo poucas informações acerca dos cavalos ou qualquer política da empresa acerca dos animais. No primeiro, um guia explica que o cavaleiro não pode ter mais que 15% do peso do cavalo escolhido, além de ainda oferecer uma lista de “melhores raças de cavalos para cavaleiros de tamanho grande”.

Porém essas mesmas informações não ficam claras no outro site nem no Facebook, o que impossibilita os clientes de terem acesso anteriormente. A jovem usou seu espaço nas redes sociais para se manifestar sobre o que sentiu com o tratamento no local, que incluía sim um dos proprietários, mas eles em momento algum lhe pediram desculpas pelo ocorrido no rancho.

Da Redação 
Com OAMor 

Comentários