Restaurante cola cartaz implorando que clientes paguem gorjetas a garçons e é criticado na web

Publicado em domingo, março 5, 2023 · Comentar 


Gorjeta: restaurante causa polêmica ao “ïmplorar’ pagamento (Foto: RODNAE Productions / Pexels)

Um restaurante de frutos do mar no estado da Flórida, nos Estados Unidos, vem sendo criticado na internet por afixar um cartaz com a mensagem “cuide de quem cuidou de você”, explicando que sem as gorjetas, “os salários dos garçons são muito baixos”. A mensagem viralizou no Reddit e foi repercutida pelo portal Bored Panda, que preferiu manter o negócio e a autora do post no anonimato.

A reportagem entrou em contato com a autora, que disse ter tido uma boa experiência no restaurante, em relação à comida. No entanto, a postura da gerência a incomodou. Ela pediu comida para viagem, e viu o cartaz colado perto da porta, ao sair.

“Fiquei surpresa ao ver o folheto enquanto saía com meu pedido. Na verdade, virei e voltei para para ler, porque estava colado com fita adesiva e balançava com a brisa, como se o departamento de saúde tivesse passado e colocado um aviso”, explica.

Cartaz afixado em restaurante
Cartaz afixado em restaurante “implora” para que clientes deixem gorjetas (Foto: Reprodução)

O cartaz dizia: “Esperamos que tenha aproveitado a sua refeição. Por favor, lembre-se de dar gorjetas aos nossos garçons. Eles ganham apenas um salário minimo, que equivale a US$ 5,65 por hora (na Flórida), sendo que a maior parte vai embora em impostos! Eles contam com sua gorjeta para sobreviver. Quando você não deixa uma gorjeta, é como se eles tivessem te servido durante toda a sua refeição por nada. Cuide de quem cuida de você.”

Ao fazer o post, a autora criticou a forma como o restaurante se expressou pelo comunicado, uma vez que terceirizou ao cliente a responsabilidade por uma remuneração justa aos garçons. O estabelecimento respondeu dizendo que “os garçons estão felizes com o salário que recebem”, e que se a cliente preferisse pagar mais pelos pratos para que eles fossem melhor remunerados, que não fosse ao local.

A conversa foi anexada ao post do Reddit, mantendo o anonimato do restaurante, e recebeu uma enxurrada de críticas do usuários da plataforma. Ao Bored Panda, a cliente disse: “Se o pôster foi realmente feito com a intenção de educar, então deveriam ser indicados os percentuais sugeridos de gorjetas”.

Da Redação 
Com PEGN

Comentários