Engenheiro cria camisola à prova de câmaras de videovigilância… com peças destes sistemas

Publicado em terça-feira, fevereiro 28, 2023 · Comentar 


A nova camisola de capuz de Mac Pierce engrossa as fileiras dos wearables desenhados para manter a privacidade dos utilizadores e que já tem artigos como maquilhagem anti-reconhecimento facial ou bonés e itens que confundem os leitores de matrículas ou outros identificadores. O sistema de Pierce, o Camera Shy Hoodie, integra-se numa camisola de capuz e tem 12 LEDs infravermelhos cosidos na parte do capuz. Depois, junto à manga, é colocado um interruptor para os ativar, enganando as câmaras que o estejam a filmar de noite.

Uma vez que atua no espetro dos infravermelhos, a olho nu não é possível detetar que o utilizador ativa o sistema de evasão. Pierce explica que “os sistemas de videovigilância com visão noturna estão calibrados para ver infravermelhos de noite. Desta forma, conseguem ver no escuro. Ao disparar luz suficiente de volta, conseguimos ‘rebentar’ o sensor e fazer com que o mecanismos de auto-exposição da câmara tente compensar (…) e torna-se tudo irreconhecível”, cita o Motherboard.

O engenheiro e defensor da privacidade divulgou todo o software e planos de construção para criação deste ‘hoodie’ numa licença Creative Commons e tornou o código aberto para todos. O especialista revela que o custo da camisola ascende aos 200 dólares e realça que “o único componente chave aqui são os LEDs infravermelhos que escolhi, que são de grande eficiência, LEDs de saída que são usados em câmaras de segurança”.

Os trabalhos anteriores de Pierce incluem um boné que torna o utilizador irreconhecível a sistemas de deteção e reconhecimento facial. “A tecnologia de videovigilância chegou a um ponto que é bastante poderosa e invasiva. E só agora nos estamos a aperceber de que ‘talvez não queiramos que isto seja tão poderoso como é. A razão para eu desenvolver isto é para que as pessoas vejam este projeto e pensem ‘é verdade, estas tecnologias não são infalíveis’. Há formas de nos defender. Não temos de aceitar o status quo”, completou Pierce.

Da Redação
Com Exame Informática 

Comentários