ORGULHO: Dragões da Real fica em quinto lugar e participará do desfile das campeãs; Mocidade Alegre conquista o título

Publicado em quarta-feira, fevereiro 22, 2023 · Comentar 


A escola de samba Dragões da Real, que homenageou João Pessoa, terminou em 5° lugar no carnaval de São Paulo, com 269.8 pontos e disputará o Desfile das Campeãs que engloba as melhores escolas paulistas.

Com o samba-enredo “Paraiso Paraibano — João Pessoa, a Porta do Sol das Américas”, a escola conquistou a nota máxima na maioria dos quesitos (harmonia, bateria, samba-enredo, comissão de frente, mestre-sala e porta bandeira). Porém as notas em alegoria, evolução, enredo, e fantasia prejudicaram seu desempenho, perdendo dois importantes décimos que lhe dariam o título.

Na apuração desta terça-feira (21), ficou a certeza de um trabalho bem realizado numa disputa definida nos detalhes. A escola tricolor sofreu perda de décimos nos quesitos alegoria, enredo, evolução e fantasia, que decretaram a classificação no resultado final desse grande carnaval para os integrantes da escola e para os pessoenses que vibraram com a homenagem à capital de todos os paraibanos.

O prefeito Cícero Lucena disse que o resultado conquistado pela Dragões da Real é um incentivo para a gestão, porque mostra que os objetivos desse projeto foram atingidos, que é o de mostrar João Pessoa para o mundo e isso voltará a acontecer no desfile das campeãs.“Só tenho a agradecer ao Governo do Estado e a todos que colaboraram e apoiaram esse projeto que fez com que nossa cidade fosse cantada e lembrada por todo o Brasil e parte do mundo. Ficamos bem posicionados. Quero agradecer à escola, na pessoa do presidente Tomate e do carnavalesco e amigo Jorge de Freitas, que nos deram essa oportunidade, nos esse enredo, belas fantasias e vamos continuar sendo mostrados no próximo desfile. É isso que queremos, elevar cada vez mais o nome da nossa querida e amada cidade de João Pessoa, terra de gente feliz”, afirmou o prefeito.

O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves, elogiou o desempenho da Dragões da Real, pelo desfile e pela capacidade do carnavalesco Jorge de Freitas, além da dedicação da direção da escola e de todos os componentes de levarem a presença, a força e potência artística e cultural de João Pessoa para o mundo ver. “A cidade de João Pessoa sai extremamente vencedora desse desfile”, frisou.

A campeã foi a Mocidade Alegre. A escola do Bairro do Limão (zona norte paulistana) liderou com fôlego a apuração de ponta a ponta e conquistou o seu 11º título da folia, o primeiro desde 2014, com o enredo ‘Yasuke – O Primeiro Samurai Negro’.

A agremiação conquistou 270 pontos, superando a Mancha Verde, que obteve 269,9 e ficou em segundo lugar. Império de Casa Verde, Acadêmico do Tatuapé e Dragões da Real completam o top 5 e voltarão no desfile das campeãs. Unidos Vila Maria e Estrela do Terceiro Milênio foram rebaixadas e disputarão o Grupo de Acesso I em 2024. A apuração foi acirrada e a Mocidade só tomou a dianteira de forma isolada no penúltimo quesito, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, quando a Mancha Verde perdeu um décimo e viu a escola do Limão assumir a ponta.

Confira a classificação final:

1º – Mocidade – 270,0 (campeã)
2º – Mancha – 269,9
3º – Império da Casa Verde – 269,9
4º – Tatuapé – 269,9
5º – Dragões da Real – 269,8
6º – Tom Maior – 269,8
7º – Independente – 269,7
8º – Águia de Ouro – 269,6
9º – Gaviões da Fiel – 269,6
10º – Barroca Zona Sul – 269,5
11º – Tucuruvi – 269,4
12º – Rosas de Ouro – 269,2
13º – Vila Maria – 269,1 (rebaixada)
14º – 3º Milênio – 269,1 (rebaixada)

Da Redação 
Com Polêmica Paraíba

Comentários