Lula e Joe Biden vão discutir promoção da democracia em reunião em Washington, diz Casa Branca

Publicado em terça-feira, janeiro 31, 2023 · Comentar 


Encontro dos presidentes está marcado para 10 de fevereiro

O governo dos Estados Unidos divulgou nota nesta terça-feira (31) afirmando que reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Joe Biden , marcada para 10 de fevereiro, na capital americana, os dois líderes discutirão o apoio dos EUA à democracia brasileira e como os dois países podem continuar trabalhando juntos para promover “a inclusão e os valores democráticos na região e no mundo”.

Outro tema da conversa, segundo a Casa Branca, deve ser o combate à mudança climática, salvaguardando a segurança alimentar, incentivando o desenvolvimento econômico, fortalecendo a paz e a segurança e gerenciando a migração regional.

De acordo com a nota do governo americano, o intuito da viagem é “fortalecer ainda mais o estreito relacionamento entre os EUA e o Brasil”.

Terceiro país visitado por Lula

A viagem do presidente Lula no dia 10 de fevereiro foi confirmada pelo governo brasileiro em 19 de janeiro.

Os EUA serão o terceiro país visitado por Lula desde que tomou posse, em 1º de janeiro —ele já foi a Buenos Aires, na Argentina, e a Montevidéu, no Uruguai.

Em dezembro, a Casa Branca enviou ao Brasil uma delegação para acenar com um convite de Biden para que Lula fosse “assim que possível” a Washington.

Lula também tem a previsão de viajar nos próximos meses para China e Portugal. As datas ainda não foram confirmadas.

Da Redação 
Com G1

Comentários