Gabarito oficial do Enem 2022 é divulgado; matemática tem questão anulada

Publicado em quarta-feira, novembro 23, 2022 · Comentar 


Resultados individuais serão publicados pelo Inep apenas em 13 de fevereiro de 2023. Por causa do método de correção chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI), número de acertos não reflete diretamente nota do candidato.

Os gabaritos dos dois dias de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 foram divulgados nesta quarta-feira (23), no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Confira as tabelas abaixo.

Uma das questões de matemática, por não apresentar uma alternativa correta, foi anulada. É a 141 na prova rosa, 175 na prova amarela e 157 nas provas cinza e azul.

1º DIA – PROVA AZUL

1º DIA – PROVA AMARELA

1º DIA – PROVA BRANCA

1º DIA – PROVA ROSA

2º DIA – PROVA AMARELA

2º DIA – PROVA CINZA

2º DIA – PROVA AZUL

2º DIA – PROVA ROSA

Número de acertos não indica nota final

É importante lembrar que o número de acertos não reflete a nota final do candidato, por causa do sistema de correção chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI). Entenda aqui.

Definindo de forma simplificada, esse é um método que busca priorizar a coerência no desempenho dos alunos.

Se alguém acerta as questões mais difíceis, mas erra aquelas consideradas fáceis, provavelmente “chutou” as respostas. Por isso, terá uma nota inferior à de um estudante que acertou as fáceis, mas errou as mais complexas (veja ilustração abaixo).

Da Redação 
Com G1

Comentários