Operação da PF desarticula grupos criminosos que atuavam no contrabando de cigarros e lavagem de dinheiro na PB

Publicado em quinta-feira, novembro 10, 2022 · Comentar 


Operação cumpre 60 mandados de busca e apreensão e quatro prisões em seis cidades paraibanas e também em seis estados e no Distrito Federal.

Uma operação conjunta da Polícia Federal e outros órgãos públicos, realizada nesta quinta-feira (10), cumpriu uma série de mandados para desarticular diversas organizações criminosas especializadas no contrabando de cigarros. De acordo com a PF, os grupos também praticavam lavagem de dinheiro.

Segundo a PF, o objetivo da ação é cumprir 60 mandados de busca e apreensão e quatro de prisões preventivas, expedidos pela Justiça Federal, nas cidades de João PessoaCajazeirasSousaCatolé do Rocha, Patos e Sumé, na Paraíba, e também nos estados do Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Goiás, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

As investigações constataram que os crimes vinham sendo praticados há aproximadamente dez anos, a partir da identificação e mapeamento das atividades tanto operacionais, quanto financeiras dos grupos criminosos. Os investigados poderão responder pelos crimes de contrabando, lavagem de dinheiro, organização criminosa e evasão de divisas, com pena máxima de 29 anos de reclusão, se somados todos os crimes.

A operação foi realizada em conjunto pela Polícia Federal, Receita Federal, Secretaria da Fazenda do Estado da Paraíba, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal.

O nome da operação, “O Mercador Fenício”, faz uma alusão aos mercadores fenícios que buscavam novas rotas para seus produtos, o que remete à característica de atuação das organizações criminosas que utilizavam embarcações para o transporte de produtos ilícitos, buscando o mercado do nordeste e passaram a dominar a distribuição de cigarros ilegais na região.

Da Redação
Com g1 Paraíba

Comentários